A ideia por trás da máscara

Qual a história por trás da máscara de V de Vingança?

O Brasil está vivendo um momento histórico. Pela primeira vez em meus 25 anos de vida estou presenciando o povo de todo o país se unir em pró de uma causa maior, numa espécie de "abrir de olhos" da população, incendiada pelo aumento da passagem no transporte público e os bilhões de reais de verba pública investidos para realização da Copa do Mundo de 2014. Dois fatos impulsionadores, mas que de longe são os únicos problemas de nossa república. Mudando o foco, porém, há uma coisa em comum em todas as manifestações que vêm acontecendo, e que sempre me chama a atenção quando vejo nas fotos ou na televisão, que são manifestantes vestindo a máscara de V de Vingança. Mas, afinal, qual o significado da máscara, e por que ela é adotada por tantos grupos e em vários protestos, não só no Brasil, mas ao redor do mundo?


Página da Graphic Novel original
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Tudo começou com a Graphic Novel escrita por Alan Moore (também responsável por Watchmen) e desenhada por David Lloyd, originalmente publicada entre 1982 e 1983. A obra retrata um futuro distópico no Reino Unido, numa Londres dominada por um partido totalitário que ascendeu ao poder após uma guerra nuclear e que exerce uma espécie de ditadura no país, onde as minorias raciais e sexuais são preteridas e tratadas de forma semelhante ao Holocausto, a política tem o controle da mídia e o povo, complacente, é monitorado através de sistemas de câmeras e toques de recolher. Na época de seu lançamento, a Inglaterra vivia um momento histórico, quando Margaret Tatcher (na ocasião Primeira Ministra) implementava o sistema Capitalista Neoliberal, ao passo que a União Soviética de Stalin estava em baixa com seu "Socialismo Real".

De volta a trama, surge o personagem "V", um anarquista que possui grande conhecimentos e recursos, que elabora um plano para derrubar o Estado através de atentados contra o partido totalitário e a propagação de uma ideia junto a população, na tentativa de tirá-los do "sono profundo" em que se encontram. Durante seu plano "V" conhece Evey, uma garota que perdeu os pais durante a Guerra Nuclear, e que serve como os olhos dos leitores na história, sendo tratada pelo anarquista como uma espécie de aprendiz, aprendendo tudo a respeito do mesmo e do contexto que a história apresenta. Nos quadrinhos "V" veste-se de forma característica e marcante, todo de preto, um chapéu, uma peruca e uma máscara estilizada, que retrata o rosto de Guy Fawkes.

Famoso retrato de Guy Fawkes
QUEM FOI GUY FAWKES?

Também conhecido como Guido Fawkes, era um soldado inglês católico que viveu de 1570 a 1606. Famoso por participar da "Conspiração da Pólvora", que pretendia derrubar o rei da Inglaterra, Jaime I, e todos os membros parlamentares, durante uma sessão em 1605, com o objetivo de iniciar um levante católico. A ideia do grupo era explodir o Parlamento do Reino Unido durante tal sessão e Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para tal. A conspiração acabou sendo descoberta, e Fawkes foi capturado dentro do parlamento, enquanto preparava o atentado. Foi torturado e condenado a morte, sob a acusação de traição e tentativa de assassinato, mesmo destino dos outros participantes do movimento. Em um último ato de desafio, o conspirador conseguiu fugir enquanto era conduzido para sua execução, se atirando de uma escada, na tentativa de evitar se tornar um exemplo. Ainda hoje sua captura é comemorada na Inglaterra com a tradicional "Noite das Fogueiras", em que todo dia 05 de novembro bonecos com a imagem de Fawkes são desfilados, agredidos e queimados nas ruas do país.


O FILME

Em 2005 foi lançado o filme V de Vingança (V for Vendetta), que adaptava a Graphic Novel homônima para as telas, protagonizado por Hugo Weaving, que interpretava o anarquista "V", e Natalie Portman, que por sua vez fazia o papel da garota Evey. O longa-metragem, produzido pelos irmãos Wachowski (responsáveis pela trilogia Matrix), modificou alguns aspectos da obra original, mas manteve sua essência, que visa a ideia da não acomodação do povo e a luta pelos direitos do que achamos correto, a luta por um ideal e o abaixo ao absolutismo. Ainda que não tenha sido um grande sucesso de bilheteria, o filme popularizou o famoso verso do 05 de novembro ("Remember, remember, the 5th november..."), bem como a imagem da máscara de "V" que, apesar de ser uma referência a Guy Fawkes (que teoricamente era um homem a ser desprezado),  passou a ser associada ao vigilante, que lutava pelos direitos das minorias e da população em geral. Durante a obra, o povo vai as ruas trajando a famosa máscara, protestando contra o partido totalitário, e desde então, a mesma passou a ser adotada por protestantes ao redor do mundo, bem como grupos que lutam por causas específicas, sejam elas merecedoras de aplausos ou vaias, por vezes.

Cena do filme "V de Vingança", quando o povo vai as ruas trajando a famosa máscara para protestar

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!