True Detective 2x04 | Down Will Come


[spoilers]

Chegando a metade da temporada, era evidente que as coisas começariam a esquentar em True Detective, para alegria dos haters de plantão, que insistem em afirmar que trata-se de uma série excessivamente lenta. Só não esperava que esquentasse tanto! Down Will Come indubitavelmente foi o melhor episódio da trama até aqui, não só pela sua incrível cena de ação final (da qual abordarei mais adiante), mas especialmente pelos elementos que a construíram ao longo de todo o capítulo.

Afirmei em reviews passadas que apesar de acompanharmos a trajetória de 4 personagens, é na figura de Colin Farrell que temos um real protagonista. Velcoro é como um elo de ligação entre cada persona da trama. É ele que faz dupla de investigação com Bezzerides, é ele que vai ao socorro de Woodrugh quando este necessita, é ele que mantém contato com Frank Semyon, que insiste em tê-lo debaixo de sua asa. E nesse ponto, é notável a evolução do personagem desde o primeiro episódio, à medida que ele deixa de se afogar no álcool. Suas virtudes começam a aparecer e vamos nos afeiçoando cada vez mais com ele, o que nos leva a lamentar profundamente quando o vemos outra vez vazando informações sigilosas para Semyon.

O gângster do colarinho branco, por sua vez, mostra-se cada vez mais preocupado em ganhar território, buscando novas fontes de renda pelas ruas da cidade. A interpretação de Vince Vaugh, aliás, cresce a cada episódio, culminando na excelente cena em que negocia com mafiosos italianos. A forma como Frank lida com a negociação, sempre de forma confiante e ameaçadora, é algo que evidencia muito da sua natureza, chegando ao ponto de encarar um das mafiosos sem pestanejar. 


E se por um lado continuo sem muita curiosidade em descobrir quem é o assassino da história, por outro, gostei como Nic Pizzolatto conseguiu trazer Woodrugh de volta para a trama com relevância. De todos os personagens recheados de demônios internos, esse talvez seja aquele mais "fodido" mentalmente. A sua incapacidade em aceitar sua natureza sexual é angustiante, de forma que o ex-soldado continua insistindo nos mesmos erros (pedindo a namorada grávida em casamento), tentando construir a imagem de alguém que não é.

Já Bezzerides, acusada de assediar sexualmente um oficial de baixa patente, continua mostrando-se uma figura imponente e segura de si, mesmo rodeada de homens por todo lado. Trata-se provavelmente do papel da carreira de Rachel McAdams, e ela está mais que dando conta do recado. Apesar de tudo, a operação continua sendo chefiada por ela, o que torna seu futuro nebuloso, se levarmos em conta a cena final.

Vocês estavam preparados para o que aconteceu no fim? Eu não estava. Foi curioso ver os policiais chegando ao bairro, caminhando em meio aos prédios de um local de risco, perigoso, sem qualquer formação tática. Me parecia tudo muito atrapalhado, e realmente foi. A operação chefiada por Bezzerides não estava preparada para o que enfrentariam, e os minutos que se seguiram foram de adrenalina pura e ininterrupta. A cada inocente ou policial que morria eu ia me perguntando o que será da temporada daqui pra frente, pois basta conhecer um pouco do zelo da policia americana para saber que eles não toleram morte de inocentes em vão. Possivelmente Bezzerides perderá o posto de chefia na investigação, que provavelmente deve ser passado para Velcoro, mas tudo isso é mera especulação. No fim do episódio só havia um enorme ponto de interrogação na minha cabeça.

Comentários