REVIEW | Moana: Um Mar de Aventuras


Assisti Moana: Um Mar de Aventuras (Moana, 2016) na pré-estreia exclusiva que rolou no auditório Cinemark na Comic Con Experience 2016 e gostei  demais do filme! Acredito que essa nova vibe das "princesas" Disney não dependerem de ninguém e não focarem em um par romântico é a ideal. Isso enriquece muito o filme, pois Moana usa Maui apenas como uma ajuda, ela é a protagonista e quem manda na parada toda!

A animação fala sobre Moana (dublada por Auli'i Carvalho), uma mulher espirituosa, de atitude e aventureira, que sonha em sair em uma viagem pelo Oceano Pacífico, ainda que seus pais (ou melhor, o pai apenas) a impedem sempre. Ela sabe que vem de uma família de navegadores e quer desbravar a imensidão do mar para e ter novas descobertas e também compreender seu passado. Ela tem a ajuda do semideus Maui (dublado por Dwayne "The Rock" Johnson) e enfrentará criaturas marinhas, descobrindo antigas histórias que estavam esquecida.

O filme é dirigido pela dupla John Musker e Ron Clements (A Pequena Sereia, Alladin, Hércules, A Princesa e o Sapo, entre outros), que felizmente estavam presentes no auditório. Eles fizeram um trabalho de pesquisa por 5 anos, aprendendo sobre a cultura local, o que é bem importante na concepção da obra em si, seja com figurinos ou locais, como o vilarejo na ilha a protagonista mora.

A trilha sonora é maravilhosa. Ela é composta por Lin Manuel Miranda e remete muito a O Rei Leão em algumas partes. Ele soube respeitar a cultura local implantando vários instrumentos de lá. As canções são ótimas também, mesmo na versão dublada (as versões em inglês também são marcantes). Achei muito bem adaptadas, algo comum nos trabalhos da Disney. Aliás, a dublagem é um ponto forte de Moana. Só consegui captar o trabalho de Guilherme Briggs no papel de Maui (ótimo, como de costume), mas a dubladora da protagonista Moana também fez um ótimo trabalho.

O que ri com o personagem Hei Hei, o frango louco, não está escrito. É com certeza o personagem mais engraçado do filme. Se preparem pra rirem muito com ele. Adorei o porquinho Pua também, mas ele infelizmente não aparece muito, gostaria de mais dele em tela.

Enfim, Moana: Um Mar de Aventuras é um típico filme Disney, no melhor sentido da palavra. Repleto de ótimas canções, uma animação estupenda (reparem no detalhe do cabelo da Moana e também no mar, parecem reais de tão bem feitos), uma ótima dublagem brasileira, um objetivo em comum na história, mas agora com (mais) uma personagem feminina determinada e corajosa. Isso me chamou muito a atenção no longa, um baita ponto positivo. Nota 4 / 5.   

WHO RUN THE WORLD? MOANA! 

P.S: Tem cena pós créditos, muito bem bolada, fazendo referência a um outro filme da Disney, bem famoso. Não perca!


Comentários