The Walking Dead - S03E08 - Made to Suffer

Acho que alguém vai precisar de um tapa olho. Os fãs das HQ's vão a loucura =D
Spoilers now!!! Are you with me?

E chegamos ao Midseason Finale de The Walking Dead, o que quer dizer que só teremos novos episódios em fevereiro de 2013. Malditos sejam os hiatos. Mas, apesar desse S03E08 - Made to Suffer (feito para sofrer) ter sido um excelente episódio (com umas escorregadas lá e cá), seu cliffhanger não foi tão bom quanto o da temporada passada - com a morte de Sofia - mas serviu como um satisfatório aperitivo do que está por vir no próximo ano.

Logo de cara, nas cenas pré-abertura, tivemos a introdução de novos personagens à trama. Me pergunto se esse era o melhor momento para tal, afinal, tivemos metade de uma temporada desenvolvendo as tramas da prisão e de Woodbury, e quando temos o confronto iminente à frente, uma pausa para conhecermos novas pessoas. É, pode parecer fora de hora, mas a verdade é que o fato traz boas possibilidades para o futuro (especialmente com a indefinição do que acontecerá com Daryl). Quase todos sabem que Tyrese é um importante personagem das HQ's e, portanto, seu papel deve exercer grande importância para a narrativa. Eu, a principio, simpatizei bastante com o cara. Já o restante da trupe parece ser meros camisas vermelhas.

Outro ponto interessante na trama da prisão foi Carl, cada vez mais frio e maduro. Ele sabe o que deve ser feito e faz. Palmas para o ator mirim Chandler Riggs, que vem desempenhando muito bem seu papel.

Tyrese, o possível novo braço-direito de Rick?
Em Woodbury o "bicho pegou" bonito. Ainda que a solução encontrada pelos criadores para a tropa de Rick ingressar na fortaleza tenha sido absurda (Michonne sai de cena e do absoluto NADA, encontra uma entrada não vigiada para o local - WTF?!), o clima de tensão da operação resgate foi sensacional. Táticas de guerrilha, com direito a granada de fumaça e tudo. O que não faz ter um Xerife de líder do seu grupo, heim? 

Uma pena que Oscar tenha morrido. O personagem já havia feito mais que o T-Dog e a Carol na série inteira, mas não teve jeito (há quem diga que o excesso de personagens negros, especialmente com a entrada de Tyrese na trama, tenha causado o corte do personagem, mas prefiro não acreditar nisso). Era difícil imaginar que o grupo passaria ileso nessa invasão suicida. Nessa cena, particularmente, foi interessante notar como Rick ainda não está totalmente recuperado dos traumas recentes. A breve alucinação com a imagem de Shane caminhando em sua direção foi o 2º momento WTF?! do episódio.

Enquanto isso, no quarto do Governador, Michonne esperava pela melhor cena do episódio, e finalmente uma de suas poses de badass pareceu realmente cool.

Shane, do outro lado da vida
Michonne, forever alone













E que grande cena a do embate da samurai com o Governador. Me fez lembrar Kill Bill vol.2, quando a Noiva e Elle Driver batalham com duas katanas dentro de um trailer, na ausência completa de espaço físico e trilha sonora, onde escutamos apenas os gritos e esforços dos personagens na tentativa de destruir um ao outro. Por mais que soubesse que Phillip fosse cego de um olho nas HQ's, foi impossível não me surpreender com o momento em que o mesmo perde a vista, afinal, já nos acostumávamos com essa versão do personagem. Tenho que admitir que a garota teve cojones de matar a filha do cara.

Também foi interessante a forma que o diretor Bill Gierhart conduziu as cenas anteriores até o momento do abate. Ao mostrar o Governador em mais uma tentativa de se abraçar Penny, Gierhart nos aproxima (ainda que de forma bizarra) do personagem, ao percebermos que, apesar de tudo, ele ainda ama desesperadamente sua filha. E ver Michonne repetir esse momento de forma totalmente inversa, gerou uma rima visual muito bacana (como podem observar nos quadros abaixo).

Entendo que esse é o ponto de virada do Governador na trama (tal como o Duas-Caras de Batman - O Cavaleiro das Trevas, quando perde alguém insubstituível em sua vida). O personagem surta de forma alucinante. Mexeram na onça com vara curta, e o cara agora está com sangue no olho, literalmente.













Reservado para o fim do midseason, o tão esperado encontro dos irmãos Dixon, fruto de mais uma solução absurda do roteiro, afinal, como Daryl que praticamente liderava as empreitadas ao lado de Rick, foi tão facilmente capturado? O personagem aparece atirando nos inimigos e de repente some, sem qualquer explicação plausível, reaparecendo nas mãos do Governador. Sem dúvida o 3º momento WTF?! do episódio.

E a pergunta que fica até fevereiro de 2013 é: quem vai morrer? Eu aposto que nenhum dos dois. Merle e Daryl são personagens muito fortes para serem desperdiçados dessa forma. Se bem que TWD não tem medo desse tipo de decisão, então tudo pode acontecer. Lealdades serão testadas, resta saber de que lado cada peça ficará no tabuleiro. Mas eu não estou falando de Game of Thrones, então chega por hoje. 

Até fevereiro TWD, se o mundo não acabar antes.
Mas se acabar, pelo menos já assisti o final de LOST!


Obs: Utilizem a aba de comentários para opinar sobre o review e o episódio em si. Críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos :D Se gostou, ajude a divulgar o blog, curta, compartilhe. Você também pode assinar o FEED do CINÉFILO SANTISTA e receber todos os novos posts por e-mail. Basta clicar no link laranja (ao lado da logo do Facebook, na coluna da direita) e cadastrar seu e-mail :D

Comentários

  1. Mto bom... realmente rolou uns furos que devemos deixar passar assim como devemos esquecer o fato do Carl conseguir atirar perfeitamente no zumbi e não na mina que estava do lado rss
    Só n curti mto pq eles deram um motivo pro Governador ser fdp, sendo que na hq o kra é um FDP sem motivo hahaha deu até pena dele nesse episódio, mas a Michonne ta ferrada, isso eu tenho certeza rs..
    Sobre o Daryl, na minha opinião ele se rendeu pra encontrar com o irmão, afinal ele tinha dito pro Rick que queria vê-lo e talvez conversar sobre a situação pra resolver td e quando o Rick o chamou pra vazar no tiroteiro ele simplismente ficou...
    Pra finalizar sobre a visão do Rick, independente de ter sido bizarro o look do Shane hahahaha achei uma parte mto importante, pois demonstra que Rick não está 100% da cabeça e isso poderá ser uma arma pro Governador...

    ResponderExcluir
  2. Cara, a Michonne tá ferrada, isso é ctz! rsss Agora só falta o Governador colocar o tapa olho e deixar crescer um bigode.

    Já assistiu o preview do próximo episódio? Tenso..

    ResponderExcluir
  3. Isso sim é uma review decente sobre TWD tipo: "eu-gosto-dessa-por-ra-mas-não-deixo-de-perceber-os-erros". O episódio foi ótimo. Teve de tudo um pouco, algumas incoerências e passou voando.
    Eu gritei para a TV "não matem o Daryl não, seus FDP" e assustei minha irmã. Sou fã da série e não imagino o Daryl não estando ali como o segundo em comando do Rick. Gostaria de ressalvar que continuaram mostrando o quanto o Glenn mudou da 1ª temporada para essa. Talvez nas cenas com ele, talvez mais do que as com Daryl, que sempre foi fodástico, os roteirista desejem mostrar o quanto aquele grupo de pouco mais de seis, podem fazer mais estragos que aquela centena em Wood-seiláoquê.
    OBS: Sobre como Michonne achou a entrada para a cidade, lembro que foi mostrado, não lembro o episódio agora, quando ela estava em Wood-seiláoquê, ela procurando falhas na defesa daquele muro e encontrando, pelo menos uma.

    Pat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Obrigado!
      Se matarem o Daryl a série perde 50% da graça.. rss

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!