And the Oscar goes to... Tom Hanks


Poucos atores tiveram o prazer de erguer a estatueta do Oscar de Melhor Ator em mais de uma oportunidade. Tom Hanks não só venceu o prêmio duas vezes, como o fez seguidamente, por dois anos consecutivos. Certamente um reconhecimento merecido a esse grande astro do Cinema, que já havia sido indicado anteriormente por seu trabalho em Quero Ser Grande (Big, 1988), e posteriormente em mais duas oportunidades, com O Resgate do Soldado Ryan (Save Private Ryan, 1998), de Steven Spielberg, e Náufrago (Cast Away, 2000), repetindo sua parceria com Robert Zemeckis.

Andrew Beckett (1993) e Forrest Gump (1994)

Hanks venceu seu 1º Oscar por Filadélfia (Philadelphia, 1993), onde interpretava um  promissor advogado chamado Andrew Beckett, que é demitido da grande empresa em que trabalha quando descobrem que ele tem AIDS. O filme trata de assuntos importantes como racismo, discriminação e homossexualidade, dentro de uma atmosfera de tribunal, e rende grande momentos não só de Tom Hanks, mas também de Denzel Washington que co-protagoniza a obra. A 2ª estatueta veio no ano seguinte por Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994), onde interpretava um rapaz de QI abaixo da média, mas de grande carisma, e que vivenciou grandes momentos da história americana durante sua impressionante trajetória de vida. O longa-metragem de Robert Zemeckis não só evidenciou o talento de Hanks, como estabeleceu um novo clássico norte-americano. Difícil encontrar alguém que não goste de Forrest Gump.

Atualmente Tom Hanks não vive uma boa fase como ator, protagonizando filmes de pouco apelo e que estão aquém de seu talento. Ainda aguardo seu retorno às grandes obras e possíveis novas indicações. Confiram abaixo trechos de suas duas interpretações premiadas, bem como o momento em que ele recebe os Oscars.


Em 1994, premiado por Filadélfia



Em 1995, premiado por Forrest Gump - O Contador de Histórias



Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!