Doctor Who: 2ª Temporada


Continuando minha maratona de Doctor Who, cheguei ao fim da 2ª temporada e, como fiz com a Season 1 (confira meus comentários sobre a 1ª temporada clicando AQUI), comentarei a respeito do ano 2, nos mesmos moldes, separando por tópicos que ajudam na análise. Lembrando sempre que sou um whovian novato, passível de erros e sem grande conhecimento do futuro da série, o que tem tornado a minha jornada fascinante!

Listarei meus episódios favoritos, pontos positivos e negativos da Season 2, bem como o trabalho dos atores, efeitos especiais, e por aí vai. Vale lembrar que haverão possíveis spoilers, portanto estejam avisados.


 THE DOCTOR 

Acho que deve ser normal uma antipatia a David Tennant a princípio, certo? Errado, ao menos para mim. Apesar de ainda preferir o nono doctor (achava Christopher Eccleston fantástico), é inegável que Tennant tenha dominado o papel com maestria. Isso ficou claro já em seu primeiro episódio, o especial de Natal "The Christmas Invasion", uma ótima introdução ao "novo" Doctor, com direito a citação a O Rei Leão. Além disso, ao longo da temporada, foi possível notar que o personagem havia mudado, mas ainda era a mesma pessoa. Algo costumeiro para qualquer fã de Doctor Who. O doctor mostra-se menos ácido e mais bem humorado, bastante brincalhão na verdade, menos traumatizado e mais "romântico", digamos assim. Se tudo isso não bastasse, o ator ainda mostra grande potencial dramático quando lhe é exigido, como no impactante "Doomsday" e a dolorosa despedida de uma personagem importantíssima para a série. Começo a entender o porque Tennant é o favorito de muitos fãs. Allons-y!

 THE COMPANION 

A querida Rose Tyler, favorita de grande parte dos fãs e interpretada por Billie Piper. Infelizmente não morri de amores pela personagem. Apesar de encantadora em beleza e carisma, a atriz continuou devendo em atuação, ao menos na minha opinião. Me incomodou sua constante paixão pelo Doctor, que impediu que a personagem se desenvolvesse mais, entendo que havia potencial para isso. Sua importância para a série, no entanto, é inegável. Protagonizou cenas ótimas ao lado de Tennant, algumas foram únicas, como no já citado "Doomsday" (onde entregou seu melhor momento como atriz e personagem). Aparentemente ficará para sempre na lembrança do Doctor, como uma ferida que demorará a cicatrizar. Assim como no coração dos fãs. Como eu disse antes, não morri de amores pela companion, mas não desgostava dela. Imagino que sentirei falta de Rose Tyler.


 ROTEIRO 

Os roteiros de Doctor Who continuam sendo seu ponto forte, e espero que assim continue pelas demais temporadas. Num todo, os textos são muito bem trabalhados, e preparam o Season Finale ao longo de toda a temporada. Alguns episódios merecem menção especial, pois se destacam dos demais. É o caso de "The Impossible Planet" e "The Satan Pit", capítulo duplo, com uma estética que lembrou bastante Aliens - O Resgate (Aliens, 1986) e discussões interessantíssimas. Resultou num dos melhores diálogos do Doctor, quando o mesmo está descendo pelo poço, do título. Outro episódio que me marcou, além claro, do Season Finale, foi "The Girl in the Fireplace", certamente o meu favorito da temporada. Uma premissa fascinante de espaço/tempo e dimensões, que resultou na paixão do Doctor pela Madame de Pompadour, e um momento de partir o coração ao fim da trama.

 EFEITOS ESPECIAIS 

Tenho pouco a dizer a respeito dos efeitos especiais, mas acho importante fazê-lo, visto que muitos baseiam-se nesse quesito para deixar de assistir Doctor Who (o que considero um erro bossal). De fato, os efeitos digitais ainda deixam um pouco a desejar, mas mostraram considerável melhora da temporada passada para cá. E se continuar nesse ritmo, a perspectiva para os demais anos é muito boa. A série não precisa de tantos efeitos, pois seus personagens e roteiro são sua grande força, mas sem dúvida a melhora será benéfica para uma experiência mais completa. No mais, até a review do ano 3!


Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!