5 Motivos Para Você Assistir | Boardwalk Empire


Voltando com a coluna 5 Motivos Para Você Assistir e, como de costume, venho falar de uma série que não costuma ser assistida pelo grande público, mas que tem uma qualidade imensa. Falo de Boardwalk Empire, exibida pela aclamada HBO e produzida por ninguém menos que Martin Scorsese (O Lobo de Wall Sreet), Mark Wahlberg (Sem Dor, Sem Ganho) e Terence Winter (que produziu The Sopranos). Scorsese, aliás, dirigiu o episódio Piloto da série, trazendo ainda mais status para o projeto na época de seu lançamento.

Situada na Atlantic City da década de 20 - pós Primeira Guerra Mundial, a trama acompanha a trajetória de Enoch "Nucky" Thompson (Steve Buscemi), uma magnata que tem o controle da cidade por meio do tráfico de bebida alcoólica, época em que a Lei Seca estava em vigor nos EUA. Resumindo singelamente, gangsteres + Martin Scorsese. Você pode imaginar o que vem pela frente, vamos então aos motivos.

 STEVE BUSCEMI 

Figura sempre recorrente em diversas longas-metragens, muito em função de seu talento e versatilidade, Steve Buscemi (Fargo - Uma Comédia de Erros) costuma aparecer sempre em papéis secundários, longe dos holofotes. Aquele ator cujo nome não é recorrente para o grande público, ainda que seu rosto seja reconhecido. Aqui é diferente, em Boardwalk Empire ele é o centro das atenções e tem espaço para desenvolver um personagem a altura de nomes como Tony Soprano e Walter White, ainda que não atinja a magnitude desses.

Seu Nucky Thompson é uma figura frágil em seu porte físico e aparência, lembrando apenas um engomadinho podre de rico, no entanto, não exita em tomar as decisões necessárias para manter seu poder e enriquecer ainda mais. Claro que nada disso o impede de ter inseguranças, carências e relações conturbadas com seu irmão, o que torna o personagem multidimensional e permite que Buscemi brilhe em tela. Não a toa venceu 1 Globo de Ouro e foi indicado 2 vezes ao Emmy pelo papel.

 HBO 

A marca HBO merece ser lembrada em qualquer de suas séries, e aqui não é diferente. A qualidade da produção salta aos olhos, desde a escolha das locações (algumas de cair o queixo), cenários de época, figurinos, tudo perfeitamente ambientado. Além disso, Boardwalk Empire é hábil em utilizar músicas da década de 20 de maneira a contar sua história, sempre em momentos pontuais (a maioria no término dos episódios), proporcionando uma sensação de imersão completa, como se o espectador tivesse voltado no tempo durante aqueles 50 e poucos minutos.

 GANGSTERES 

Sabe aquele clima característico de filmes de máfia ou gangsteres como O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), Os Intocáveis (The Untouchables, 1987), Os Bons Companheiros (Godfellas, 1990)? Ele está presente em Boardwalk Empire. O ritmo da narrativa, lenta e valorizando cada situação, aliado a década em que a trama se passa, se assemelha especialmente a trilogia da família Corleone. Pra quem é fã desse gênero cinematográfico a série é um prato cheio.


 CONTEXTO HISTÓRICO 

Outra fator interessantíssimo é o contexto histórico da série, que sempre situa a trama com eventos passados da cultura norte-americana, algo similar com o que faz Mad Men, da AMC. Boardwalk Empire, mais especificamente, se preocupa em mostrar nas entrelinhas e em personagens secundários o nascimento da Máfia ítalo-americana. Na série vemos a ascensão de mafiosos historicamente famosos como Lucky Luciano (Vincent Piazza) e o próprio Al Capone (Stephem Graham). A cultura afro-americana e o racismo também são temas recorrentes, especialmente com o personagem Chalky White (Michael K. Williams), um negro bem sucedido e aliado de Nucky no mundo do crime.

 CONCLUSÃO 

A incerteza de saber se uma série virá a ser cancelada ou não é um fator predominante para afastar alguns espectadores. Boardwalk Empire não corre esse risco. A série foi renovada para sua quinta e última temporada, a estrear no próximo dia 07 de setembro. Serão 8 episódios para encerrar a trama de forma digna e coerente com o que foi apresentado até aqui. Já está provado que séries com inúmeras temporadas só tendem ao desgaste, e aqui esse risco não existirá. Tudo leva a crer que teremos uma conclusão mais que satisfatória. Eu já estou ansioso, espero que vocês comecem a assistir e fiquem também!

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!