CRÍTICA | Se Eu Ficar

Direção: R.J. Cutler
Roteiro: Shauna Cross
Elenco: Chlöe Grace Moretz, Mireille Enos, Jamie Blackley, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2014


Mia Hall (Chloë Grace Moretz) é uma adolescente norte-americana que tem três paixões: sua família, Adam, seu namorado, e o violoncelo, instrumento que aprendeu a tocar ainda muito nova e que revelou-se seu grande talento. A iminência de sair do colégio e conseguir uma bolsa em uma das melhores universidades do país através da música, sem que isso a separe do amado, é uma de suas maiores preocupações, como a da maioria dos jovens. Mas um acidente banal em uma estrada de Portland acaba mudando sua trajetória. Mia, em coma, entra em uma espécie de experiência extra-corporal, e tem de decidir entre continuar lutando pela vida ou entregar-se ao fatídico destino.

A premissa de Se Eu Ficar (If I Stay) soa bastante interessante a princípio, reforçada por um trailer que emocionou muita gente meses antes de seu lançamento, embalado pela música "Say Something". Como toda peça promocional deve ser, o vídeo aguçou os espectadores, porém é uma pena que a obra não passe de uma experiência mediana, embalada por decisões equivocadas de roteiro e direção, o cerne de qualquer longa metragem, ainda que sua protagonista continue crescendo como uma atriz revelação.

Faltou bagagem a R.J. Cutler (da série Nashville) na condução de seu filme, especialmente no que diz respeito a montagem. A obra salta no tempo a todo instante, entre o presente e flashbacks, mas comete o erro de tornar os acontecimentos passados muito mais atraentes do que a urgência que o presente apresenta. Prova disso é a total falta de impacto do momento em que a trama tem sua virada, o acidente. Pouco sabemos sobre aqueles personagens para que nos importemos emocionalmente como a obra sugere.

O roteiro de Shauna Cross, adaptado do romance homônimo de Gayle Forman, também pouco acrescenta a narrativa, enquadrando a protagonista em um conflito de ideias que prejudica nossa percepção sobre o que realmente importa a Mia. Após ver sua vida desmoronar, é frustrante perceber os motivos que a fazem continuar lutando, especialmente aquele que fará com que tome uma decisão importantíssima no ato final do longa. Podemos tomá-la como fútil em alguns instantes, mas admiramos sua personalidade forte em outros, como quando discute com o namorado de forma segura e madura, ao passo que o mesmo age de maneira infantil e machista. A postura de Adam, aliás, enfraquece o romance e nos faz torcer menos pelo casal (algo prejudicial a obra), ainda que soe real e plausível.

Moretz (Kick-Ass 2), por sua vez, mostra-se ainda um talento promissor, mas que carece de uma personagem que a trará a frente dos holofotes em definitivo. Destacam-se aqui o casal vivido por Mireille Enos (Guerra Mundial Z) e Joshua Leonard (da série True Detective), pais que fogem do convencional e transbordam carisma e amor em tela. São deles, sem dúvida, os melhores momentos da projeção. E quando os coadjuvantes tornam-se o destaque, fica notório os problemas de estrutura já citados.

No fim, Se Eu Ficar mostra-se um longa-metragem mal aproveitado. Me pergunto de que forma essa premissa seria tratada, se um diretor mais experiente e calejado estivesse no comando. Mas sabemos que o "se", nesse caso, deve-se ser restrito apenas ao título do romance, nos restando apenas lamentar por mais uma obra mediana nas telas de cinema.

Regular

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!