5 Filmes Sobre Política


Esse segundo semestre de 2014 foi intenso para quem gosta de política, e no momento em que escrevo esse post sai o anúncio do novo Presidenta do país, no entanto, confesso, sou bastante alheio a tudo que envolve política, simplesmente por me sentir desgostoso com tudo de errado que lá ocorre. Quem sabe um dia isso mude e eu possa me interessar no assunto, não é mesmo?

A política, no entanto, costuma ser um ótimo tema cinematográfico e por isso resolvi listar 5 Filmes Sobre Política que você precisa assistir. Vamos nessa? Lembrando que se tiverem sugestões de filmes que não entraram no post, escrevam nos comentários!


Protagonizado por Daniel Day-Lewis (Sangue Negro) e dirigido por Steven Spielberg (Tubarão), a obra narra os últimos anos da vida de Abraham Lincoln e sua batalha política pela aprovação da 13ª Emenda, que acabaria com a escravidão nos Estados Unidos. Publiquei uma crítica do filme em 2013, para conferir é só clicar AQUI.


Escrito, dirigido e protagonizado por George Clooney (Gravidade), o filme narra a trajetória do assessor de imprensa de um político candidato a presidência dos EUA durante a campanha. No entanto, o rapaz, interpretado por Ryan Gosling (Drive), vê todo seu ideal ruir perante as sujeiras que descobre.


Robert De Niro (Taxi Driver) e Dustin Hoffman (Kramer vs. Kramer) protagonizam essa comédia política que mostra um candidato a presidência dos EUA que se vê envolvido em um escândalo sexual às vésperas da eleição. Para desviar a atenção, seus assessores contratam um produtor de Hollywood para inventar uma guerra na Albânia.


Um clássico do cinema, filme de jornalismo e investigação que conta como 2 funcionários do The Washington Post trouxeram à tona o escândalo de Watergate, fato que levou a renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon. A obra serviu de inspiração para diversos outros filmes como Zodíaco, além da série de TV House of Cards, ambas de David Fincher.


Uma das obras-primas de Stanley Kubrick (Nascido Para Matar), Dr. Fantástico é uma comédia ácida e cheia de ironia que mostra a cúpula norte-americana reunida em uma sala de guerra para tentar evitar uma guerra nuclear com a União Soviética. Isso tudo pois um de seus generais teve um surto e arquitetou um plano para atacar a Rússia sem autorização. Imperdível!

Comentários