The Walking Dead 5x03 | Four Walls and a Roof


[spoilers]
Algumas pessoas reclamaram do andamento da Season 4. Eu vi com bom olhos. Todo o desenvolvimento e acontecimentos que vimos culminaram em episódios fodásticos (o ataque da prisão pelo Governador no 4x08 e o 4x14 onde Carol mata Lizzie), e agora com um ótimo início de temporada, algo jamais visto em qualquer outro ano de TWD. Quando eu disse em reviews passadas que o novo showrunner estava arrumando a casa destruída e toda cagada pelo seu antecessor, não era bobagem. Agora colhemos os frutos. "Four Walls and a Roof" foi focado na vingança, enfim, de Rick e seus amiguinhos contra os caçadores canibais de Terminus. Um episódio espetacular! Eu espero que essa crescente de ótimos capítulos continue por toda essa temporada.

O 5x03 começou com Gareth e companhia fazendo uma boquinha básica no seu fast-food preferido, o Bob’s. O cara gosta de comer conversando, que coisa chata. Depois de contar toda a história do descobrimento do Brasil e tentar criar argumentos coerentes para se alimentar de carne humana, Bob ex-cachaça clone do Edu (esse que vos digita) começa a rir. Rir muito. Ele se lembrou de alguma piada do programa “A praça é nossa”? Não, ele estava rindo dos caçadores, pois ele tinha sido mordido! CARNE CONTAMIDADA! Que cena, que cena. Adorei a atuação do Lawrence Gilliard Jr. E mais um momento da HQ adaptado fielmente a televisão. Já disse milhares de vezes que adoro quando cenas e diálogos que ficaram marcados na obra são adaptados sem nenhuma mudança, acho lindo de se ver. Em contrapartida, também tivemos grandes mudanças nesse episódio, e para melhor, como veremos mais a frente na review.


Sasha está à procura do seu amado e logo desconfia que o Papa stand-up Gabriel está envolvido. Quando ela diz que “tudo está conectado” pensei : “até você, The Walking Dead, faz parte do mundo da Marvel?”. Depois de muita pressão da moça (to amando as mulheres dessa série) e de Rick, o padre enfim diz o motivo de tanta culpa. Ele havia mesmo deixado seus amigos e o povo da congregação fora da igreja, para serem mortos e pensou em si próprio, apenas. Que feio, padre, que feio. No meio do seu desabafo os caçadores canibais deixam o corpo de Bob na frente da igreja, ele passa as infos que Gareth disse a ele (como Daryl e Carol, que haviam sumido) e rola toda uma comoção já que também descobrem que ele não sobreviverá por muito tempo.

Nesse momento rola uma discussão entre Rick e Abraham, que quer a todo custo ir para D.C. e que se lasquem os caçadores. Quem diria que Glenn daria um jeito na briga? Decidido que Abraham ficaria, eles fazem um plano para atacar. Sasha, que mulher maravilhosa, que brio! Tyreese tem que aprender muito com sua irmã, heim? Ela decide ir com o grupo do Rick atrás dos caçadores. Acho meio exagero afirmar isso, mas será que se o Tyreese tivesse matado o Martin, Bob seria pego mesmo assim? Sim, porque os roteiros nunca mudam. Mas fica ai algo a se pensar.

A direção da série também está dando suas inovadas, e isso é ótimo. Que cena foda quando o grupo de Rick se distancia e a câmera fica parada por alguns segundos até aparecerem o grupo dos caçadores canibais. O diretor foi muito feliz ali.


E agora chega o momento suspense. Os caçadores vão até a igreja atrás do grupo do Rick para fazer a festa da democracia, ops, quero dizer, a festa da carne humana. Acho incrível o Gareth lembrar o nome de todos ali. O cara é um stalker de primeira, não? Mas toda essa memória e esse jeito dele não adiantou de nada, já que o plano do grupo do xerife dá certo e eles o cercam, e o nosso protagonista cumpre sua promessa (feita no primeiro episódio dessa temporada) de matar Gareth com seu machado, assim como todos os outros membros são mortos simultaneamente, Martin incluso, e pela Sasha (aprende Tyreese [2]). Todo esse clima de suspense foi muito bem trabalhado também, muito bem feito. Palmas para a atriz que faz a Judith, ela é uma fofa aquela bebê. Tivemos o detalhe da matança ter sido numa igreja, mas é como a Maggie disse, ali é só um local com 4 paredes e 1 teto, nada mais.

Bob está nas últimas e troca uma última ideia com Rick, dizendo da sua felicidade em ter achado um grupo que o tenha acolhido depois de tantos outros o dispensarem. Esse personagem teve pouca participação na série, afinal ficou apenas uma temporada (se bem que teve mais falas que o T-Dog, né?), não acredito que tenha sido marcante como o Hershell, mas sentiremos falta do nosso querido Bob ex-cachaça. RIP. Tyreese perfura seu cérebro antes dele virar um walker. Pelo menos isso né, seu bundão?

Sobre os caçadores, aparentemente o arco deles terminou nesse episódio e, na minha opinião, algumas dúvidas ainda restaram. Acreditava que eles teriam um flashback explicando melhor essa ida deles a Terminus e a mudança toda para que se tornassem canibais. Não tivemos, só por cima, informações soltas para que deduzíssemos toda a história deles. Também não sabemos de onde eles conheciam o Bob. Quem sabe num spin-off da vida. Apesar disso, o desenvolvimento desse arco foi muito bom, e como disse na review anterior foi bem melhor que na HQ.


O episódio termina com a divisão do grupo. Glenn, Maggie e Tara vão junto com Abraham, Rosita e Eugene para D.C., enquanto o grupo do Rick fica a espera de Daryl e Carol, que sumiram. Muito boa a frase de desculpas do Abraham, adorei o “o novo mundo precisa de Rick Grimes”. Tá podendo, heim? Rick ainda tenta uma conversa com Tyresse para saber dos acontecimentos pré-Terminus e ele só diz que “acabou com ele”. A gente viu, bundão. À noite, enquanto Michonne troca uma ideia com o padre, Daryl aparece na igreja com alguém que não sabemos ainda quem é. Quem será? Carol? Beth? Que porcaria aconteceu nesse resgate? Saberemos no próximo episódio, onde o foco será Beth e o seu sequestro!
___________________________________________________________________________________________________

EDU OLIVEIRA é seriador e cinéfilo. Além de colaborar para o Cinéfilo em Série, ele também é criador do CINEMAGENS. Curta sua fanpage no Facebook e se inscrevam no canal do YouTube. Conteúdo de qualidade a um clique de distância!


Links:
facebook.com/cinemagens

Comentários

  1. Bom episódio.
    Próximo episódio sobre a Beth promete...
    ...ser chato pra krl

    ResponderExcluir
  2. O Sr. está sendo leviano. Beth é uma querida.

    ResponderExcluir
  3. A emoção foi tanta que esqueci de citar a Michonne recuperando sua espada! Ainda espero ver aquela personagem mita da HQ, mas com certeza ela é melhor que o Tyreese...

    ResponderExcluir
  4. só achei vacilo os canibais invadirem uma igreja ás escuras contra um grupo fortemente armado

    ResponderExcluir
  5. Realmente, não foi muito inteligente da parte deles.

    ResponderExcluir
  6. Além do fato de não deixarem ninguém do lado de fora da igreja vigiando, né?

    ResponderExcluir
  7. Bem, a pesar de ter sido um excelente episódio, houveram sim umas leves cagadas, mas deixei passar só porque está tudo caminhando 1000% melhor desde a primeira temporada.
    Tipo, o fato dos aprendizes de Hannibal Lecter terem invadido a igreja com a cara e a coragem sem montar ao menos uma guarda do lado de fora. Sim, foi cagada.
    Bob zoou legal dizendo que eles comeram carne contaminada, já que todos estão contaminados mesmo ahahhah Só que eles não sabem dos babados todos, né.
    E onde danado está o Morgan? No HQ eles estavam juntos antes de achar até o padre. Quero aquele negão pra ensinar ao Tyreese como é que se mata um safado e colocar moral naquela bagaça.
    Não curti Glenn e Maggie terem ido com o Abrahan, mas vamos lá...
    PS: tbm achei que segurariam mais Gareth e sua turma, que explicariam com mais clareza a origem dos canibais, mas achoque quiseram resumir tudo com o diálogo da mãe dele com a Carol antes dela deixa-la pros walkers almoçarem, e com a cena do contêiner quando os outros caras lá estupram e tocam o terror. Acho que os caras pensaram assim: PRA UM BOM ENTENDEDOR, UM POUCO DE DIÁLOGO E UMA CENA JÁ BASTA. lol auduadhh
    Eduzão, parabéns pela review, mais uma vez. ;)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Review boa é assim, gera ótimos comentários como esse :)

    ResponderExcluir
  9. Ei, essa frase é minha. uashduahduahsud

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!