CRÍTICA | Meu Jantar com Hervé

Direção: Sacha Gervasi
Roteiro: Sacha Gervasi
Elenco: Peter Dinklage, Jamie Dornan, Andy Garcia, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2018


Escrito e dirigido pelo inglês Sacha Gervasi (Hitchcock), Meu Jantar com Hervé (My Dinner with Hervé) é um longa-metragem drama-biográfico lançado pela HBO e que conta a história de um dos anões mais icônicos da cultura pop do século XX, o ator francês Hervé Villachaize (Peter Dinklage). 

Baseado na última entrevista que Villachaize concedeu ao cineasta na década de 1990, o longa inicia com Danny (Jamie Dorman), um jornalista irlandês que esta recomeçando sua carreira após inúmeros problemas pessoais. Ele foi escolhido para entrevistar duas personalidades distintas nos Estados Unidos, o escritor Gore Vidal (Michael Elwyn) e Hervé Villacheize. Quando a entrevista com o famoso autor dá errado, Danny é convidado pelo ator a fazer um passeio por Los Angeles, enquanto aprofunda ainda mais sua vida.

Conhecido por ter interpretado o personagem Tattoo no famoso seriado dos anos 1980, Ilha da Fantasia (Fantasy Island), além do pequeno vilão Nick Nack em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (The Man with the Golden Gun, 1974), Hervé teve uma vida conturbada. Nascido em meio a um bombardeio alemão sobre Paris na Segunda Guerra Mundial, em 1943, o ator descobriu logo na infância que possuía nanismo, tendo de passar por inúmeros tratamentos durante sua vida. Favorecido por um grande talento artístico, foi pintor, e depois seguiu carreira na sétima arte e na televisão.

Foto: HBO

O roteiro de Gervasi é hábil  em transformar as conversas entre Dinklage e Dornan em uma espécie de terapia em conjunto entre o jornalista e o entrevistado, de modo que os dois personagens conseguem exorcizar os demônios que habitam suas vidas.

Peter Dinklage (Game of Thrones) retrata com maestria a personalidade solitária, cativante e ao mesmo tempo manipuladora do ator francês, da mesma forma que transmite ao espectador como a fama e a sua doença o levaram a insanidade. Jamie Dornan (Cinquenta Tons de Liberdade) se destacada pela sinceridade e tristeza de seu personagem, repleto de seus próprios conflitos internos. Andy Garcia (Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo), por sua vez, ainda que tenha poucos momentos em cena, estabelece um retrato fiel do ator Ricardo Montalban (Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan), que foi companheiro de elenco de Villechaize durante as gravações de Ilha da Fantasia.

Ao retratar o preço que o sucesso tem, Meu Jantar com Hervé cumpre com competência seu papel, não a toda foi um dos longas-metragens para a televisão mais aclamados do ano de 2018, sendo indicado ao prêmio de melhor telefilme no 24º Critics' Choice Awards.

Foto: HBO

Ótimo

Comentários