CRÍTICA | Redemoinho

Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve
Elenco: Marie-Josée Croze, Jean-Nicolas Verreault, Stephanie Morgenstern, entre outros
Origem: Canadá
Ano: 2000

“O peixe é o ancestral da raça humana, já que todos viemos da água. Eu gosto da ideia de que na minha alma ainda haja ‘remanescências’ de peixes.”

Com essa frase do diretor Denis Villeneuve (32 de Agosto na Terra) que se inicia Redemoinho (Maelström), seu segundo longa-metragem, lançado em 2000.

A narrativa, então, apresenta-nos Bibiane (Marie-Josée Croze) fazendo um aborto. Em uma tentativa de distrair a mente, ela vai para uma festa onde bebe além da conta. A consequência é outro óbito, quando a personagem atropela um homem ao voltar para casa. A partir desse episódio, outros eventos desencadeiam-se em sua vida. 

Foto: Max Films Productions

Uma sensação de confusão é inspirada no espectador durante todo o filme, seja pela fábula não-linear ou pela própria subjetividade da protagonista que permeia a depressão. As cores fortes e saturadas, assim como planos sempre em movimentação, também proporcionam uma atmosfera pesada, ilustrando a culpa e instabilidade de Bibiane. 

Tudo isso é bem evidenciado quando fica clara a influência do estado da protagonista nos indivíduos que a rodeiam. Como, por exemplo, a relação inesperada entre o filho do homem atropelado e a mesma. Esse vínculo só faz amplificar o sentimento de culpa da personagem, sensação que só cresce a medida que a narrativa avança. 

A atuação de Marie-Josée Croze (Munique) também é um ponto bastante relevante a se destacar. A atriz retrata com perfeição o estado de uma mulher perturbada por memórias e pelo presente. Sua depressão é exposta de maneira muito real e identificável. Suas impulsividades podem trazer o espectador para um lugar de reconhecimento. 

O grande trunfo de Redemoinho, no entanto, é o fato de conseguir externalizar o subjetivo. Sentimo-nos dentro da mente da protagonista, experimentando todas as suas emoções e dores, o que permite uma imersão interessante durante sua construção. Um movimento em espiral, tal qual um redemoinho.

Foto: Max Films Productions


Ótimo

Comentários