Breaking Bad - 4ª Temporada


Vamos para a 4ª parte da retrospectiva/maratona Breaking Bad, na preparação para os episódios finais que vão ao ar à partir de 11 de agosto. Nesse post, os melhores momentos do 4º ano em imagens e breves comentários. Nessa que é considerada, até o momento, a melhor temporada da série. Para quem ainda não assistiu, muito cuidado, spoilers free.

S04E01 - Box Cutter
Todo bom season premiere precisa concluir as questões pendentes do season finale anterior e alimentar as expectativas do público para a sequência da trama. Esse "Box Cutter" cumpre as expectativas numa tensão crescente, nessa que é considerada por muitos a melhor temporada da série até aqui.


R.I.P. Gale
Saul e suas paranóias
A frieza de Fring
Ácido

S04E02 - Thirty-Eight Snub
Preocupações justificadas as de Walt. E Mike vai se tornando, cada vez mais, um personagem interessantíssimo.

Surtando

S04E03 - Open House
Marie merecia um episódio para si. Ao longo da série a personagem passou de alivio cômico a peça importante na narrativa, seja nas suas opiniões adversas ou no suporte a Hank. A sutiliza com que a direção tratou seus furtos nesse capítulo foram muito bacanas. Se piscar você perde o detalhe.

Filma isso
Reconciliação?

S04E04 - Bullet Points
Da respirada ranzinza de Mike ao perder um pedaço da orelha, ao ridículo, e ao mesmo tempo aflitivo, vídeo de Gale. Breaking Bad no auge.

A divertida rabugice de Mike 
Gale, vergonha alheia

S04E05 - Shotgun
Um episódio que começou a mil por hora, curiosamente, adotou um ritmo lento em seu restante. O que está longe de ter sido ruim. A relação Jesse/Mike é muito interessante de se acompanhar. E todas as montagens embaladas pela música latina foram sensacionais.

Coletando os pagamentos
Remember

S04E06 - Cornered
Enquanto a relação de confiança entre Jesse e Mike cresce, Walter se sente deixado de lado e começa a realmente se incomodar com isso. E que cena angustiante a de Skyler na divisão de território.

"I am the one who knocks!"
Extravagância
"Regiter this!"

S04E07 - Problem Dog
Essa temporada é mesmo de Aaron Paul. O ator nunca decepcionou na série, mas nesse 4º ano seu talento realmente ganhou destaque com o desenvolvimento de Jesse. O que foi a cena da reunião de auto-ajuda?

Mr. White e seu hobby: explodir carros
Digitais
Hank mitando no fim do episódio

S04E08 - Hermanos
O final desse 4x8 ratifica que Gustavo Fring é um dos melhores vilões que a TV já criou. E que grande ator é esse Giancarlo Esposito. A sutileza com que ele demonstra estar perdendo o controle no elevador, movendo nervosamente um dedo, contrasta diretamente com o desespero que enfrentou quando presenciou a morte de seu parceiro no passado.

Encurralado?
Breaking Point

S04E09 - Bug
A cena do sniper conseguiu me assustar mesmo a assistindo pela segunda vez. E a briga entre Jesse e Walt transparece como ambos estão perdidos em meio a guerra de Gus e o Cartel.

Era uma vez um nariz
Caguetando o cagueta
Headshot
Cojones!

S04E10 - Salud
Dos melhores episódios de Breaking Bad. Skyler quebrando a cara, Jesse mostrando seu valor com todo seu jeito "bitch" de ser, a relação de Walt com o filho e a vitória de Gus. O tipo de fim de episódio que te deixa maluco para assistir ao próximo capítulo.

Envergonhado perante o filho
Saúde!
Adiós Don Eladio

S04E11 - Crawl Space
Me faltam palavras pra descrever o final desse episódio. Entre as poucas que me veem a mente, opto por "espetacular"!

O sadismo de Gus Fring
"Huell, are you happy?"
Breaking Bad e suas referências a O Poderoso Chefão *-*
Mexeu com a família
Final épico!

S04E12 - End Times
A tensão crescente e ininterrupta desse 4x12 me fez lembrar dos episódios finais de The Sopranos. Breaking Bad atinge com esses momentos finais da 4ª temporada o ápice da série.

Cigarro da sorte
Cojones (2)
Aaron Paul ganhando seu Emmy

S04E13 - Face Off
O tipo de Season Finale que separa criança de adulto, ou que separa uma das melhores séries de TV já feitas da mediocridade de tantas outras. Palmas de pé!


Preparando a emboscada
A última caminhada de Gus Fring, à la Sergio Leone
Ódio e prazer
Duas caras
Parceria retomada, mas a que custo?
"I won"
Lírio-do-Vale e fim de temporada

Confira os melhores momentos da 1ª, 2ª e 3ª temporada clicando AQUIAQUI e AQUI respectivamente!

Comentários

  1. Vejo essa 4a. temp como um jogo de xadrez entre Gus e Heisenberg, tendo como única peça do tabuleiro o instável Jesse. Ele é manobrado de um lado a outro sem nenhuma sutileza pelos dois cachorrões. Acho que a aproximação de Mike o salvou da loucura (acho tão bonitinho o sorriso discreto que o velho capanga dava qdo via Jesse mostrando coragem e inteligência, orgulho do papai!). Já não sei mais se essa 4a. é a melhor da série, depois de ver a segunda parte da 5a, acho que dá empate, mas considero Face Off o melhor season finale da série. A trilha sonora da 4a. tb é a melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Face Off é absurdamente genial. O nível de empolgação ao ver o quarto do asilo explodindo com Gus dentro foi d+. Só não digo que foi o ápice de Breaking Bad porque muita coisa boa veio ainda depois. Série fantástica!.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!