5 Bons Filmes Natalinos


E chegamos a mais uma véspera de Natal e, como de costume, filmes com essa temática pipocarão ao alcance dos espectadores de todo o mundo. Nesse post listarei 5 bons filmes que tem o Natal como tema central ou que a história se passe nessa agradavél época do ano. 5 longa-metragem bem distintos um do outro, mas que tem suas qualidades e merecem ser vistos. Vale lembrar que já postei um Top 5 sobre o assunto no fim do ano passado e, portanto, não abordarei nesse post os filmes lá citados.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos os leitores do Cinéfilo Santista e agradecer pela preferência e confiança depositada no conteúdo do blog durante todo o ano de 2013. Que essa noite seja repleta de alegria e felicidade, independentemente de religião ou crença.

Vamos a lista!

Um Duende em Nova York 
(Elf, 2003)

Não sou grande fã do trabalho de Will Ferrell (Os Estagiários), acredito que seu humor funciona muito melhor em papéis coadjuvantes do que como protagonista. A exceção é Um Duende em Nova York, o filme mais engraçado que já assisti sobre essa época do ano. Na trama, há 30 anos um bebê acabou parando em um vilarejo de duendes, no Pólo Norte, e foi criado por um deles. Já adulto, quando descobre que é humano, o homem resolve procurar seu verdadeiro pai, em Nova York, ainda achando ser um duende. As piadas são geniais, recomendo muito. A obra ainda conta com a presença de Zooey Deschanel (loira) e o nosso querido Peter Dinklage, o Tyrion de GoT.


A Felicidade Não Se Compra 
(It's a Wonderful Life, 1946)

A Felicidade Não Se Compra é o clássico filme natalino, apreciado por muitos há anos. Dirigido por Frank Capra, a trama narra a história de George Bailey (James Stewart), um homem que abdicou de seus sonhos pessoais em pró daqueles que amava, mas que, por conta disso, se tornou alguém infeliz, desgostoso da vida. Em determinada noite, prestes a se jogar de uma ponte, Bailey recebe uma visita vinda diretamente do céu, e ganha um presente inimaginável. Não contarei mais para não estragar as surpresas, apenas assistam esse clássico do Cinema.


O Estranho Mundo de Jack 
(The Nightmare Before Christmas, 1993)

Imagine uma realidade em que cada feriado tem seu mundo específico. Há a cidade do Halloween, a cidade do Dia de Ação de Graças, a cidade do Natal. E o que aconteceria quando um ser que vive em Halloween Town acaba parando em Christmas Town? Essa é a premissa de O Estranho Mundo de Jack,  quando o hoje cultuado esqueleto Jack vai parar na cidade do Natal, fica encantado e tenta trazer um pouco desse data para o mundo do Halloween. Claro, à seu modo característico. Uma curiosidade interessante é que todos acham que Tim Burton dirigiu essa animação em stop motion, quando na verdade ele apenas roteirizou e produziu a obra.


Um Herói de Brinquedo 
(Jingle All The Way, 1996)

Houve um tempo em que Arnold Schwarzenegger (Rota de Fuga) largou sua carreira de herói de ação brucutu para encarnar papéis cômicos, em filmes voltados para toda a família. Alguns deles são realmente divertidos, entre eles, Um Herói de Brinquedo, que me recordo de assistir incansavelmente quando era garoto. A saga é a de um pai que promete presentear seu filho, no Natal, com o brinquedo do momento, mas que acaba esquecendo de comprá-lo, fazendo com que ele passe uma verdadeira jornada para conseguir adquirir o presente na véspera natalina. Divertidíssimo.


Gremlins 
(Gremlins, 1984)

Um clássico dos anos 80, mas que faz tempo que não vejo passar na TV. Talvez a nova geração nem conheça Gremlins, o que é uma pena. A história do bichinho fofo, que não pode comer depois da meia-noite e não pode ser molhado, era muito legal. Especialmente, claro, quando ele comia depois da meia-noite e era molhado, fazendo nascer os gremlins do mau. Tudo isso embalado pelo clima natalino, que dava todo um charme especial ao filme. Alguns anos depois veio a sequência, que era boa, mas não tanto quanto o original.

Feliz Natal :)

Comentários

  1. Gostei muito da lista, de todos os filmes da lista, assisti apenas o do schwarzenegger, mas os gremlins por exemplo nunca assisti. O que tem de mais interessante nesta lista é justamente isto, filmes que dificilmente nós vemos embora seja muito bom, já que os outros sites parece ter uma lista com os mesmos filmes para dar todo ano, já que toda vez que olho sao os mesmos filmes que assisti 3000 vezes, filmes que eles tinham recomendado nos anos anteriores. Valeu! A lista esta perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Renan! A intenção era justamente essa, trazer filmes que nem sempre são lembrados nas tradicionais listas de Natal! Que bom que você curtiu.

      Abraços!!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!