A Música e o Cinema: A Pequena Sereia


Não é segredo para ninguém o meu fascínio pelas animações Disney. É inegável que o estúdio esteve em um limbo criativo nos últimos tempos (que parece ter terminado com o recente e merecido sucesso de Fronzen - Uma Aventura Congelante), mas seu legado ao longo dos anos é incomparável. Nem mesmo a Pixar em sua era de ouro conseguiu emplacar tamanha quantidade de sucessos criativos por tantos anos seguidos. Pixar que tem como parceira a própria Disney.

Nesse post falo de A Pequena Sereia (The Little Mermaid, 1989), mais precisamente da cena em que a carismática Ariel canta "Parte do Seu Mundo" (no original "Part of Your World"). Todo o contexto desse momento é belíssimo, do esconderijo da sereia, repleto de objetos deixados pelos humanos ao mar, à fotografia encantadora da luz do sol que entra por uma pequena abertura em meio aos corais. Quando Ariel interpreta a canção (que fala justamente de seu fascínio pela vida humana), fica difícil não se emocionar, especialmente quando estamos envolvidos com a trama. Esse é um dos inesquecíveis momentos que a Disney proporciona, é mágico.

A animação é de uma época em que as músicas em versão dublada funcionam tanto ou melhor que a versão original, inclusive minha memória afetiva está totalmente atrelada à letra nacional, que funciona incrivelmente bem até hoje. Dê play e relembre comigo essa cena fantástica.


 Versão Brasileira: 



A versão original, como disse, não fica atrás. Escolhi aqui um vídeo diferente para compartilhar com vocês, retirado direto do espetáculo de A Pequena Sereia na Broadway. É muito bonito, confiram!


 Versão Original: 


Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!