Game of Thrones 4x09 | The Watchers on the Wall


[spoilers]
O nono episódio da temporada de Game of Thrones costuma ser conhecido como o grande marco de cada ano da série. Foi assim com a morte de Ned Stark, a batalha de Blackwater e o Casamento Vermelho. The Watchers on the Wall está longe de ser um capítulo ruim, mas tampouco equipara os acontecimentos de temporadas passadas. Também, convenhamos, numa season em que já tivemos a morte de Joffrey e Oberyn, é covardia competir.


Sam
Essa provavelmente será a review mais curta que já escrevi para GoT, pois pouquíssima coisa aconteceu nesse 4x09 além da defesa da Muralha propriamente dita. Todos os acontecimentos foram voltados para esse núcleo da história e apenas ele. A jornada de Sam, no entanto, é prazerosa de acompanhar, pois vemos o gordinho ganhar seu valor merecido a cada capítulo. Mesmo que a limitação física o impeça de fazer muita coisa por seus irmãos da Patrulha, Tarly faz o que pode, sem se acovardar, prova da evolução do personagem. A conversa com o Meistre Aemon, a flechada no selvagem canibal, a perda de Pyp, seu beijo em Gilly, a liderança perante o garotinho e sua fiel amizade a Jon foram vários momentos de destaque de Sam.


Jon
A outra óbvia jornada de The Watchers on the Wall foi a de Snow em sua ascensão na liderança da Patrulha da Noite. As atitudes do personagem após o retorno de seu cativeiro com os selvagens são completamente diferentes, e Jon mostra-se um guerreiro e líder nato, exceto quando está frente a frente com Ygritte. O encontro o desarma totalmente, da mesma forma que a ruivinha também ficou sem reação ao vê-lo. Acabou acontecendo o esperado, e a selvagem morreu nos braços do amado, mas não sem antes pronunciar sua célebre frase: "You know nothing, Jon Snow.".

Foi ótimo ver o bastardo Snow comandando a Patrulha, especialmente na defesa da Muralha. Cenas como a dos 2 gigantes selvagens e a foice gigantesca (sensacional!), justificaram o episódio mais caro a ser produzido de GoT até aqui. Foi triste ver os irmãos lutando para defender o portão ao mesmo tempo em que gritavam o juramento. Mesmo portão que Jon atravessou para ir de encontro de Mance (alguém por aí viu ele?), numa tentativa meio suicida de resolver a situação. Me pergunto o porque dele deixar sua espada para traz, assim como a Fantasma, que na noite passada havia se alimentado de vários selvagens.

Enfim, aguardemos o season finale, que promete ser mais longo que o comum, até porque, há muito arco a se concluir nessa temporada. Até semana que vem!

Você pode curtir o Cinéfilo em Série no Facebook e também nos seguir no Twitter!

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...