DROPS CS #03


O DROPS CS é uma nova proposta do Cinéfilo em Série, onde escreverei brevemente sobre alguns filmes que assisti recentemente, mas que não tive tempo de escrever uma crítica detalhada. Trata-se de uma opinião mais informal, mais passional, uma indicação, ou não. Vamos lá?



Woody Allen: Um Documentário (Woody Allen: A Documentary, 2012)

Eis um documentário que sempre quis assistir mas não havia tido oportunidade antes. É obrigatório para qualquer fã de Woody Allen. A obra foca na carreira do roteirista/ator/diretor desde sua saída do colégio, quando passou a trabalhar como roteirista em jornais norte-americanos, passando por seu improvável sucesso no stand up comedy e, posteriormente e até hoje, nos cinemas. Há entrevistas com grande parte dos atores que protagonizaram seus filmes, além do próprio Allen (temos a oportunidade de conhecer seu processo criativo, o que é fantástico). Muitas de suas principais obras são abordadas, até o lançamento de Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris). Imperdível! 






O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014)

Estreou na última quinta-feira esse que é o novo filme de Wes Anderson (Moonrise Kingdom). Como é habitual do diretor, a direção de arte, cenários e figurinos são um primor a parte. O curioso é vê-lo deixar de lado seu habitual trabalho com a cor amarela, deixando-se levar por diversas outras, a roxa especialmente. O elenco é recheado de estrelas, algumas protagonizam apenas pequenas pontas, provando a influência que Anderson e o quanto sua direção é apreciada. Seus movimentos de câmera e humor característicos são o que mais me encanta em seus trabalhos, e aqui não é diferente. Vale citar também o trabalho de Ralph Fiennes (007 - Operação Skyfall), num papel completamente diferente de seu habitual. Se estiver em cartaz em sua cidade, assista!



O Homem Duplicado (Enemy, 2013)

Essa é a segunda colaboração do ator Jake Gyllenhaal com o diretor canadense Denis Villeneuve (ambos trabalharam juntos no recente sucesso Os Suspeitos), nessa que é uma adaptação de um romance de José Saramago. Trata-se de um suspense bastante complexo e que exige bastante do espectador para total compreensão. Confesso que eu mesmo não entendi a mensagem por completo e precisei pesquisar um pouco a respeito (o que explica grande parte das críticas que o filme vem recebendo do público em geral). Quando você entende, torna-se realmente fantástico e explode sua cabeça de certa maneira. Desde Donnie Darko (curiosamente também de Gyllenhaal) uma obra não levanta tantos questionamentos e teorias na minha cabeça. Vá de peito aberto para assistir, mas não espere receber respostas fáceis do roteiro.




Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!