TAPETE VERMELHO | Lino: Uma Aventura de Sete Vidas


No dia 27 de agosto, rolou a pré-estreia e tapete vermelho do longa de animação brasileiro Lino: Uma Aventura de Sete Vidas e eu, como colaboradora do Cinéfilo em Série, estive presente no evento para entrevistar o diretor Rafael Ribas (O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes) e os atores/dubladores Selton Mello (A Nova Onda do Imperador) e Dira Paes (Dois Filhos de Francisco).

A animação conta a história de um animador de festas infeliz com seu emprego e com o rumo de sua vida, tendo uma rotina insuportável por se vestir com uma fantasia gigante de gato e aguentar maus tratos das crianças. Se sentindo humilhado e cansado, Lino (Selton Mello) tenta se livrar do azar que o persegue e busca a ajuda de Don Leon (Luiz Carlos de Moraes), um homem atrapalhado que se diz um “talentoso feiticeiro”, mas acaba transformando-o justamente na última coisa que ele queria: sua fantasia de gato! 

Se isso já não bastasse, Lino ainda é acusado de ser o “maníaco da fantasia”, um ladrão que roubou vários estabelecimentos, e então, passa a ser procurado pela polícia, partindo em uma jornada para reverter o feitiço e poder voltar para sua vida normal, provando sua inocência.

Tanto Ribas, como Selton e Dira, declararam o orgulho de terem feito esse filme, enfatizando a qualidade da produção e a importância de sua origem para o mercado:

“Animação é um trabalho muito árduo, que envolve muita técnica e sensibilidade. E nós temos um brasileiro que fez e isso precisa ser divulgado. É um filme brasileiro que não deixa nada a desejar para as grandes produções internacionais”, afirma Dira.

O diretor deixou claro que a maior dificuldade de fazer um filme assim no Brasil é a falta de capital para executar a animação:

“A gente demorou mais tempo captando recurso do que fazendo o filme. Então, foram dois anos e meio de produção”, disse Rafael

Lino: Uma Aventura de Sete Vidas foi totalmente realizado em 3D estereoscópio e é uma produção feita para valorizarmos a cultura nacional, que está muito bem representada na animação e, principalmente, a capacidade dos profissionais brasileiros que realizam cinema.

Comentários