CRÍTICA | Aos Teus Olhos

Direção: Carolina Jabor
Roteiro: Lucas Paraizo
Elenco: Daniel de Oliveira, Marco Ricca, Luisa Arraes, Luís Felipe Melo, Malu Galli, entre outros
Origem: Brasil
Ano: 2017


Depois do bem-sucedido Boa Sorte (2014), Carolina Jabor (O Mistério do Samba) dirige seu segundo longa-metragem de ficção, baseado na peça do autor Josep Maria Miró. Aos Teus Olhos conta a história de Rubens (Daniel de Oliveira), um carismático professor de natação, querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, que é acusado por um estudante de sete anos, Alex (Luís Felipe Melo), de ter lhe dado um beijo na boca no vestiário. 

Em uma boa mistura entre drama e suspense, vemos Rubens ter sua moral questionada por todos que frequentam o clube onde trabalha: pais, alunos e funcionários. Até mesmo a polícia passa a contesta-lo, antes mesmo da denúncia ser comprovada. E esse é o principal tema de Aos Teus olhos, as consequências desses pré-julgamentos, algo que remete bastante ao excelente longa dinamarquês estrelado por Mads Mikkelsen (Rogue One: Uma História Star Waars), o impactante A Caça (Jagten, 2012).

O pré-julgamento e as emoções afloradas pelo impacto do que foi dito pelo garotinho, fazem com que os pais da criança, vividos por Marco Ricca (As Duas Irenes) e Stella Rabello (Me Chama de Bruna), queiram justiça a qualquer custo, fazendo com que a situação se agrave consideravelmente, transformando tudo em uma gigante bola de neve. Antes mesmo de ser investigado e julgado, o protagonista acaba sendo linchado nas redes sociais, entre outras formas de repúdio.

Crédito: California Filmes

O roteiro de Lucas Paraizo (Divinas Divas), também responsável pelo premiado em Cannes, Gabriel e a Montanha, é eficaz em deixar a dúvida pairar na mente do espectador. Da mesma forma que os personagens não sabem ao certo no que acreditar, nós também não sabemos se o protagonista é culpado ou não, o que nos permite uma auto-avaliação interessante.

Daniel de Oliveira (Cazuza: O Tempo Não Pára) se destaca ao passar o desespero de Rubens perante aquela situação. Toda a história se passa em um dia, então os personagens não tem muito tempo para refletir sobre quais decisões tomar. Esse tom aflitivo é bem representado pelo ator. Malu Galli (O Contador de Histórias) também se destaca, vivendo a diretora do clube, uma personagem que vive inúmeros conflitos com a explosão da "bomba" de ter (ou não) um professor pedófilo como funcionário de sua gestão.

Aos Teus Olhos trata de um assunto muito contemporâneo, visto que a cultura do ódio rege as redes sociais de nosso país. Basta lembrarmos do caso ocorrido no Guarujá, em 2014, quando uma dona de casa foi linchada e morta por moradores de seu bairro, após sua foto ser compartilhada em uma rede social, confundida com uma sequestradora de crianças. A ideia do longa é levantar a questão do julgamento diário feito nas redes sociais. Na forma como qualquer pessoa hoje pode ser condenada perante a sociedade e considerada culpada, antes mesmo de qualquer investigação ou julgamento mínimo.

Bom

Comentários