Samantha! | 1ª Temporada


Criada pelo diretor e roteirista Felipe Braga (Latitudes), Samantha! revive o melhor dos anos 80. Humor, nostalgia e inúmeras referências a uma das épocas mais estranhas e divertidas da televisão brasileira se misturam nessa nova série brasileira de comédia, lançada originalmente pela Netflix

Na trama conhecemos Samantha (Emmanuelle Araújo), uma ex-estrela mirim da década de 80, que caiu no esquecimento após entrar na adolescência e que faz de tudo para manter-se nos holofotes através de planos malucos. Juntamente a isso, ela precisa lidar com a volta de seu ex-marido Dodói (Douglas Silva), um ex-jogador de futebol que estava preso há mais de 10 anos, e a reação de seus filhos Cindy (Sabrina Nonata) e Brandon (Cauã Gonçalves), que também terão que lidar com a volta do pai. 

Utilizando de bastante irreverência e de humor politicamente incorreto, a produção explora todos os clichês da década mais louca da televisão brasileira: polainas, crianças vendendo bebidas em horário nobre e todos os hits chicletes que grudaram em nossas cabeças, no entanto, faz tudo isso sem perder a linguagem contemporânea de contar histórias.

Foto: Fabio Braga / Netflix

O elenco é o principal atrativo da série. Emmanuelle Araújo (Aos Ventos Que Virão) está icônica e engraçada ao interpretar uma mulher presa a fama que ficou em seu passado, precisando amadurecer para tentar voltar a ser reconhecida pelo grande público. Douglas Silva (Cidade de Deus), por sua vez, é o retrato de inúmeros pessoas que sucumbem aos excessos trazidos pela fama e acabam colhendo consequências pesadas por isso, demorando a se ajustar em sociedade.

Sabrina Nonata (Babilônia) e Cauã Gonçalves, como atores mirins, trazem um ar animado para a série e estabelecendo bordões que poderiam originar ótimas camisetas motivacionais. Entretanto, o ápice da narrativa é a participação da cantora Gretchen, que surge como amiga de Samantha. Curiosamente a Rainha do Rebolado já havia sido interpretada pela própria Emmanuelle Araújo no longa-metragem Bingo: O Rei das Manhãs, do cineasta Daniel Rezende (Turma da Mônica: Laços).

Com roteiro leve e despretensioso, Samantha! faz uma leve crítica à forma que usamos nossas redes sociais e como seu engajamento pode mudar com a produção de uma novela ou um relacionamento de fachada. Além de ter uma gama imensa de referências que vão desde memes que envolvem a atriz Suzana Viera e outros grandes nomes do entretenimento brasileiro como Xuxa, Roberto Carlos, Fofão, Fábio Jr e Simony.

Foto: Fabio Braga / Netflix

A produção só peca por dar espaço demais de roteiro aos atores mirins, que às vezes as vezes não dão conta do recado, desperdiçando tempo precioso que poderia ser utilizado para explorar mais o passado da personagem principal e suas amizades famosas.

Com produção de Alice Braga (A Rainha do Sul), Samantha! teve uma ótima recepção de público e crítica, mostrando a força que o gênero de comédia tem no Brasil e salientando que é possível fazer humor sem ferir ninguém.

A Netflix já confirmou a segunda temporada da série para 2019.

Excelente

Comentários