CRÍTICA | Fale Com Ela

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Darío Grandinetti, Javier Cámara, Rosario Flores, Leonor Watling, entre outros
Origem: Espanha
Ano: 2002

O amor pode ser considerado por muitos um sentimento fácil de lidar, ainda que possa se tornar algo perigoso. Na realidade, ele caminha em uma linha tênue entre ser saudável e doentio, sendo esse ponto o principal de Fale Com Ela (Hable Con Ella), longa protagonizado por Benigno Martín (Javier Cámara), um jovem e aplicado enfermeiro que se destaca no hospital em que trabalha; junto ao jornalista Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), reconhecido por seus guias de viagem em forma de crônica.

O caminho dos dois homens se cruza pelo acaso - ou destino -, pois a companheira de Marco, a toureira de sucesso Lydia Gonzáles (Rosario Flores) sofre um acidente durante uma de suas apresentações, ferindo-se gravemente ao ponto de permanecer em coma por tempo indeterminado. É neste momento, em meio ao desespero, que Benigno aparece e aconselha-o a sempre falar com ela, mante-la presente na vida dele, assim como o enfermeiro fazia com Alicia (Leonor Watling), que também estava em coma há quatro anos após sofrer um acidente de carro.

Pedro Almodóvar (Tudo Sobre Minha Mãe) consegue nos apresentar uma narrativa intrigante, beirando o que é, e o que deixa de ser, ético em relação ao corpo humano. Ao assistir, entramos em um beco sem saída, acabando por optar sobre o que faríamos com a situação presente da obra. Os detalhes são ricos como um laudo médico, porém, o diretor decifra-o com facilidade e deixa os questionamentos e as decisões em nossas mãos.

Os enquadramentos, assim como a iluminação não são os destaques aqui, pois Almodóvar é singular. Ele quer nos contar uma história que, apesar de seus pontos não convencionais, ainda traz aquela pitada do dia a dia. Portanto, as luzes e direção de câmera são comuns, como a nossa vida. Salvo alguns momentos, como na cena do teatro, em que destaca os personagens com holofote, mas devemos recordar que a luz naquele ambiente parte do acaso para iluminar daquele modo, reforçando o natural da vida novamente.

El Deseo

Em uma das conversas entre Benigno e Alicia, nota-se como ele tem o mal de viver a vida pelos outros, sem saber como é viver sozinho com seus próprios interesses. O enfermeiro cita um filme mudo que viu recentemente e que se enxergava no personagem principal. As cenas da tal obra são mostradas ao espectador e notamos como a dramaticidade da história, as expressões faciais e as atuações são semelhantes à sua realidade, assim como a conexão do personagem estar ligada a uma mulher, não podendo amá-la ou tocá-la apropriadamente.

Fale Com Ela apresenta alguns aspectos repetitivos da cultura espanhola, que dialoga com populações em que o catolicismo é forte, como o caso de Portugal ou do Brasil. Algumas cenas, mesmo que focado por poucos instantes, destacam as santidades presentes, que permanecem imóveis com seus olhares piedosos, julgadores, o bastante para influenciar o modo de vida dos habitantes sobre diferentes questões.

As mulheres em si são o assunto principal, entretanto, permanecem sendo um mistério. Mesmo estando em coma, os profissionais de saúde e os homens se questionam como devem agir em determinadas situações pertinentes aos aos corpos delas. Enquanto o médico afirma ao jornalista que Lydia está com seu cérebro morto, ela não perde as propriedades que a definem como dona de si, e mais, o seu corpo continua funcionando normalmente, passando por menstruação e podendo engravidar.

É reforçado que mesmo a mulher sendo uma criatura complexa, ela necessita do básico: ser amada, ouvida e cuidada. Até a mais brava das mulheres possui fraquezas, como Lydia, que enfrenta touros com chifres enormes, mas corre e grita ao ver cobras.

A trilha sonora é belíssima e sensível. Beira uma valsa entre a música regional e canções da MPB, como Elis Regina dando voz em "Por Toda a Minha Vida", escrita por Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim. Contamos também com a participação de Caetano Veloso em um momento singular da obra. A leveza consegue nos acalmar e seguir pela narrativa densa, trazendo o equilíbrio perfeito.

El Deseo

Fale Com Ela é justo. Entendemos que não é digno que alguns personagens precisam passar por certas situações, no entanto, sabemos o que pode acontecer durante a vida. Que há o desenrolar e sempre é possível superar as dificuldades, trazendo luz e uma nova esperança na vida dos personagens. A trama, assim como a vida, não é um verdadeiro conto de fadas, mas possui seus altos e baixos, junto às coincidências.

Excelente



Comentários