Game of Thrones 5x09 | The Dance of Dragons


[spoilers]

Numa temporada marcada pela irregularidade, Game of Thrones chegam ao seu já famoso nono episódio, aquele que costuma explodir cabeças de fãs pelo mundo à fora. Me pergunto, porém, se a fama fez jus ao que foi apresentado em tela essa semana. Certamente não foi um episódio ruim, mas não tenho dúvidas de que foi irregular. Curiosamente, a aguardada "Dança dos Dragões" acabou sendo ofuscada pela perda de uma personagem adorada por tantos.

Jamie
Começando pela trama mais desinteressante do 5x09, e certamente aquela que rendeu o pior arco narrativo da temporada até aqui: Jamie em Dorne. Apesar da cena em que o Regicida se reune aos Martell ter sido interessante, acabou não rendendo muitos frutos além de uma gag duvidosa com Bronn levando um safanão por ter batido no príncipe. Príncipe, aliás, que irá com eles de volta à Porto Real. Me pergunto o que veremos daí em diante.

Jon
Na muralha, tivemos a chegada de Jon e os selvagens. Por um momento achei que Alliser Thorne não os deixaria entrar, mas ele se limitou a dizer ao Lorde Comandante que seu bom coração os levaria a ruína. Fica evidente que Snow encontra ali um clima hostil, uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento. Estou curioso para descobrir o por quê da série tanto enfatizar o descontentamento de Olly. Ficou faltando o Jon contar o que vivenciou além da muralha para Sam, mas talvez isso fique para a próxima semana.


Arya
As cenas de Arya também pouco despertaram a minha curiosidade. Ficou evidente que esse encontro com Maryn Trant aconteceria cedo ou tarde, e me incomoda perceber que o desfecho de todo o arco da jovem Stark em Braavos caminhe para esse desfecho simplista. Tudo bem que será ótimo vê-la eliminar esse traste, mas esperava algo maior desse plot. Talvez eu esteja enganado, saberemos no season finale.

Davos
À caminho de Winterfell, a comitiva de Stannis sofreu o prometido ataque dos Bolton (que se resumiu a vermos algumas cabanas e cavalos pegando fogo, sem sinal de Ramsay). Foi nítida a jogada do "rei" Baratheon para tirar Davos do caminho, enviando-o para a muralha em busca de suplementos. A cena seguinte, em que o mesmo Davos presenteia Shireen com um veado entalhado em madeira, é coberta de ternura, o que torna tudo que acontece na sequência ainda mais cruel.

Já sofri com as mortes de Ned, Catelyn e Robb (o Norte se lembra...), já comemorei o fim de Tywin e Joffrey, porém nada me preparou para a cena em que a doce e cativante Shireen é sacrificada pelos próprios pais a mando de Melisandre. Tamanha crueldade foi difícil de assimilar, especialmente pela frieza apresentada por Stannis. Surpreendentemente a mãe, que sempre demonstrou desprezo pela filha, foi quem se viu desamparada no fim. Os gritos de desespero da garotinha, que só queria ajudar o pai, ainda ecoam na minha cabeça...


Daenerys
Passada a cena anterior, foi um pouco difícil embarcar no espetáculo visual que foi a batalha na arena de Meereen. Apesar da direção de qualidade duvidosa em certos momentos, é inegável que os efeitos especiais tem se superado. Digo mais, fica quase evidente que a série poupou-nos de grandes momentos ao longo de toda a temporada para que pudesse nos entregar o que vimos nesses 2 últimos capítulos. Sinceramente? Não sei se isso é bom ou ruim.

Foi ótimo ver Tyrion batendo um papo com o noivo de Daenerys, assim como ver Daario Naharis buscando a atenção da rainha, que pouco depois só teria olhos para Sor Jorah. É verdade que a cena em que a Mãe dos Dragões monta Drogon foi épica e edificante (ainda que ela tenha abandonado todos seus amigos na arena), mas o que mais gostei foi o momento em que Mormont estende a mão para sua amada Khaleesi e é correspondido. Podem me julgar, mas eu shippo forte esses dois.

A dúvida que fica é: se Jorah está com escamagris, ele poderia tocar a mão de Daenerys? Me deu um gelo pensar nisso depois. Espero que não tenha sido uma pisada na bola dos roteiristas.

Preparados para o fim da temporada? Até semana que vem!

Comentários

  1. a escamagris eh na mão esquerda se bem me lembro e a doença tem q ter contato com a ferida para transmissão creio eu e foi tao bunitinho, tbm shippo os dois horrores ^^ mas ela deixando todo mundo lah pra morrer realmente foi meio creep kkkkk quanto a Shirren.. eu sabia q o Stannis ia sacrificar ele pq: 1 ele jah provou q faria qualquer coisa pelo trono, 2 ele acredita piamente q a macumba doida da Melissandre funciona e a vadia é bem manipuladora e 3 GOT é GOT.. Valar morgulis honey

    ResponderExcluir
  2. "Foi nítida a jogada do "rei" Baratheon para tirar Davos do caminho, enviando-o para a muralha em busca de suplementos...."



    Pra deixar os soldados de Stannis todos monstrões?

    ResponderExcluir
  3. Para que ele pudesse fazer o que fez com Shireen. Ele nunca conseguiria fazê-lo com Davos presente. Ou Davos nunca permitiria que ele o fizesse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!