5 Filmes Sobre Amadurecimento


High school, jovens com hormônios a flor da pele e milhares de crises existenciais. Essa é a fórmula básica de vários filmes adolescentes, em especial daqueles que focam no período conturbado do crescimento de seus protagonistas. Do inglês "coming of age", os filmes sobre amadurecimento costumam focar na época de transição entre a adolescência e a vida adulta. Eles abordam temas típicos como o descobrimento da sexualidade, a necessidade de pertencimento e as incertezas do futuro. 

Para além de um público teen, esse tipo de obra é capaz de cativar a maioria das pessoas, entrando, muitas vezes, no hall de clássicos do cinema. Na trama, diálogos e monólogos ganham muito mais destaque do que acontecimentos grandiosos. O desenvolvimento pessoal do personagem e a mudança na forma com que ele enxerga o mundo são mais importantes do que um roteiro cheio de reviravoltas.  

Toda vez que assistimos filmes sobre amadurecimento, aprendemos lições de como lidar com a vida e com o (difícil) ato de crescer. Pensando nisso, selecionei 5 longas que traduzem o sentimento de leveza e esperança que sentimos ao assistir nas telonas dramas tão parecidos com os nossos. 


1. Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird, 2017)


Não é a toa que Lady Bird conquistou o público e a crítica. Unindo simplicidade e delicadeza, o filme foca no último ano do colégio de Christine "Lady Bird" McPherson. O roteiro é simples, porém é trabalhado pela estreante diretora Greta Gerwig (Frances Ha) de forma única e sincera, com ênfase nos relacionamentos da protagonista, em especial, na relação mãe e filha. 

Lady bird ganhou o Globo de Ouro de melhor filme e de melhor atriz. Saoirse Ronan (Desejo e Reparação), na pele da protagonista, concorreu também, pela terceira vez, ao Oscar de melhor atriz. 


2. Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood, 2014)


As obras do diretor Richard Linklater (Antes do Pôr-do-Sol) já são conhecidas por captar a beleza de momentos considerados ordinários. É exatamente isso que acontece em Boyhood, onde acompanhamos o crescimento do protagonista ao longo de 11 anos.

Para as pessoas que, junto com o personagem, cresceram no início dos anos 2000, o filme é extremamente nostálgico, pois relembra fases que todos passaram, além de ressuscitar músicas e programas de TV que fizeram parte da vida de muitos. 


3. O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)


Lançado há mais de 30 anos, O Clube dos Cinco transformou a forma de representação da adolescência dos anos 80. Junto com outros filmes do diretor John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado), ele figura como um clássico do cinema hollywoodiano. 

A história conta um dia na vida de cinco adolescentes que pertencem a “tribos” diferentes, mas que ficam detidos juntos durante um sábado inteiro como castigo por mau comportamento na escola. A punição deles, que é escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos, acaba permitindo que eles reflitam sobre suas vidas e criem uma conexão um com o outro.


4. Quase 18 (The Edge of Seventeen, 2016)


Acompanhar as desventuras de Nadine (Hailee Steinfeld) é sempre muito divertido. Ela é uma garota, prestes a acabar o ensino médio, vivenciando todos os dramas já conhecidos, porém, com uma grande dose de sarcasmo e humor. 

Muitas vezes, você irá se irritar com a personagem e algumas vezes ama-la, mas é certo que todos são capazes de sentir empatia por ela em algum momento. Protagonizado por Hailee Steinfeld (A Escolha Perfeita), o filme também traz no elenco Woody Harrelson (Jogos Vorazes) e Haley Lu Richardson (Fragmentado). 


5. As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower, 2012) 


Baseado no livro homônimo de Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível consegue traduzir para o cinema todas as características que tornaram o livro um sucesso. Não é coincidência que o próprio Chbosky seja o diretor e roteirista do longa, ele que mais tarde seria o responsável pela adaptação de Extraordinário para os cinemas.

Com personagens carismáticos e ótima trilha sonora, o filme conta a história de Charlie (Logan Lerman), jovem solitário que já passou por traumas em sua vida. Ao iniciar o ensino médio, ele tem dificuldades em encontrar novos amigos, mas acaba conhecendo Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que viram sua vida de cabeça para baixo.

Comentários