5 Filmes Sobre Maternidade


Como de costume em datas especiais, o Cinéfilo em Série traz mais uma lista de filmes marcantes e o tema da vez é maternidade, em homenagem ao Dia das Mães. Ano passado já havia postado um Top 5 com algumas mães do Cinema, entre elas Juno, que está nessa imagem de capa, clique AQUI para conferir. Para essa lista foram escolhidas obras que abordam o tema de maneiras e temáticas distintas, mas que trazem a gravidez e o ato de ser mãe com gigante importância.

Tem mais algum filme que deveria ser citado e que ficou de fora da lista? Deixe sua sugestão nos comentários! Indicações são sempre muito bem vindas para qualquer cinéfilo. Vamos a lista?

O filme mais recente da lista é também o menos convencional. Ligeiramente Grávidos aborda a gravidez de maneira leve e divertida, mas também sabe passar sua mensagem. A obra, escrita e dirigida por Judd Apatow (O Virgem de 40 Anos), conta a história de um homem e uma mulher completamente diferentes um do outro, mas que numa noite acabam se conhecendo numa balada, se envolvendo e transando, após uma bebida e outra. O resultado dessa transa? Ela engravida. E isso acaba fazendo com que os dois se aproximem relutantemente. O longa fez tanto sucesso que gerou uma "sequência" recente, um spin-off na verdade, chamado Bem-vindo aos 40 (This is 40).

Apesar da imagem acima mostrar John Travolta, Olha Quem Está Falando narra a jornada de uma mãe solteira, que na verdade era amante de um ricaço que não quis deixar a esposa para ficar com ela. Acompanhamos sua trajetória desde o início da gravidez até o nascimento de Mike, dublado no original por Bruce Willis. É um clássico da Sessão da Tarde. Permeou minha infância como um de meus filmes favoritos e que funciona muito bem até hoje, pois é imensamente divertido e carismático. O sucesso rendeu duas sequências Olha Quem Está Falando Também (Look Who's Talking Too, 1990) e Olha Quem Está Falando Agora! (Look Who's Talking Now!, 1993) que, se não são tão bons quanto o original, ao menos são divertidos.

Imaginem um filme sobre gravidez tratado com a sutileza e paixão que só John Hughes (O Clube dos Cinco) sabe trazer para seus filmes. Ela Vai Ter um Bebê narra a história de um jovem casal, recém casados e cheios de planos, mas que tem suas vidas viradas de cabeça para baixo quando ela engravida. O que significa ser pai? Como será o futuro e a busca por ser bem sucedido? Somos maduros o suficiente para educar nossos filhos? São algumas das questões abordadas por essa obra menos conhecida do diretor, mas que nem por isso é menos tocante do que toda sua breve filmografia. Recomendo a todos.

Destoando um pouco dos outros filmes da lista, O Bebê de Rosemary é um clássico do suspense/terror dirigido pelo grande Roman Polanski (Chinatown). Na história acompanhamos Rosemary (Mia Farrow) e seu marido mudarem-se para um novo apartamento, onde viverão dali em diante. A protagonista engravida, um sonho que sempre teve, mas passa a ter sua gestação assombrada por situações e sonhos que perturbam sua vida. O tema maternal, no entanto, permeia todo o filme. Recentemente foi anunciado que a premissa da obra dará origem a uma minissérie de TV homônima, protagonizada por Zoe Saldana. Confesso estar curioso para assistir.

O último filme da lista é uma obra do diretor recém oscarizado Alfonso Cuáron (Gravidade). Trata-se de uma ficção que retrata um mundo beirando o apocalipse, onde, por um motivo qualquer, nenhuma mulher consegue mais engravidar, fazendo com que o futuro da raça humana tenha os dias contados.
Em meio a esse cenário, uma jovem milagrosamente engravida, levando que um grupo rebelde a proteja e tente transportá-la para um local seguro, em que possa completar sua gestação sem que o Governo a capture para fazer experimentos. Filhos da Esperança é um longa como poucos, outra boa recomendação.

Até a próxima lista!

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!