5 Filmes Sobre... Música


Começamos o ano com o grande lançamento de La La Land, que nos encantou e trouxe à memória grande musicais dos anos de ouro de Hollywood. Por ter sido tão debatido, principalmente depois das indicações ao Oscar, muitas pessoas não tão fãs de musicais deram uma chance e assistiram ao filme. 

Para você que gostou de La La Land e agora está à procura de obras nesse estilo para se apaixonar mais, ou para você que não gostou tanto, mas topa dar outra chance ao gênero, aqui vai uma listinha com 2 musicais e 3 filmes sobre... música, para conquistar seu coração.


Apenas Uma Vez (Once, 2006)


Um filme de John Carney (Mesmo Se Nada Der Certo), conta a história de um músico de rua (Glen Hansard), que conhece uma vendedora de flores, mãe e apaixonada por música (Markéta Inglová). Ambos começam a cantar e compor novas músicas juntos, e acabam se apaixonando nessa jornada.

Mesmo sendo um filme dramático, e de certa forma realista, ele é passado com muita leveza, e as músicas são o principal motivo disso.

Once é sem dúvidas meu filme preferido nessa lista, com um roteiro que em certos pontos até lembra La La Land, e uma trilha sonora que permanecerá na sua playlist por muitos anos.


Sing Street: Música e Sonho (Sing Street, 2016)


Mais um filme de John Carney nessa lista, dessa vez com numa pegada bem diferente do anterior, mas tão encantador quanto. Sing Street conta a história do adolescente Conor (Ferdia Walsh-Peelo), que para conquistar uma linda menina mais velha, Raphina (Lucy Boynton), acaba montando uma banda, a convidando para ser a estrela dos seus videoclipes. 

A direção de arte desse filme é um diferencial. Além dos belos cenários, apresenta um figurino melhor que o outro, principalmente dos meninos da banda, que são inspirados em nas bandas famosas dos anos 80.

As músicas são sempre animadas, com uma melodia bem divertida, que dá vontade de levantar da cadeira e dançar. E os videoclipes feitos dentro do filme, são uma obra de arte a parte, que vale a pena conferir.


Across the Universe (idem, 2007)


Um roteiro feito a partir das músicas dos Beatles não poderia ser ruim. 

Dirigido por Julie Taymor (Frida), o filme conta a história de Jude (Jim Sturgess), um jovem britânico que vai para os Estados Unidos encontrar seu pai, mas acaba conhecendo Max (Joe Anderson) e sua irmã Lucy (Evan Rachel Wood), pela qual se apaixona. Uma revolução social e a Guerra no Vietnã, no entanto, ameaçam essa relação.

Across the Universe é muito mais que um romance, é uma crítica social que a cada música trata de um assunto de forma peculiar, numa combinação genial de música, cenários, fotografia e edição.

Um filme não só pra quem ama Beatles, mas para quem ama cinema.


Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum
(Inside Llewyn Davis , 2013)


Um filme com o selo Irmãos Coen de qualidade. Conta a história de Llewyn Davis (Oscar Isaac) um fracassado cantor e compositor, apenas com seu violão nas costas, vivendo de favor na casa de amigos, sonhando em ganhar dinheiro com sua música. 

Llewyn Davis é um homem comum com um sonho, assim como muitos de nós, por isso, sentimos grande compaixão pela jornada do personagem, nos alegrando ou entristecendo em cada situação vivida por ele. 

Com tons acinzentados, a fotografia é um dos destaques da obra, trazendo não só a sensação do frio da cidade em que se passa a história, como também o estado emocional de Llewyn, um cara apático, muitas vezes triste e desprezado.

Quem curte música folk vai adorar a trilha sonora, que traz Marcus Mumford (Mumford and Sons) como um dos produtores musicais. E é através da música que entendemos e conhecemos melhor a história do protagonista. 

Inside Llewyn Davis é um filme que te cativa, com músicas maravilhosas e um roteiro muito bem escrito.


Moulin Rouge: Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001)


Em 1899, Christian (Ewan McGregor), um jovem poeta, se muda para Montmartre, em Paris. Lá ele conhece Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo) e seus amigos, que tem suas vidas centradas no Moulin Rouge, uma espécie de cabaré, onde Christian conhece e se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã e estrela da casa.

O australiano Braz Luhrmann (Romeu + Julieta) dirigiu essa maravilhosa obra de arte que mistura drama, comédia, ação e romance, com cenários extravagantes, figurinos espetaculares, boas atuações, fotografia maravilhosa e uma edição que dá um ritmo acelerado e envolvente ao filme.

No entanto, como todo bom musical, o grande espetáculo de Moulin Rouge! são as músicas. Surpreendentes novas versões de "Material Girl" de Madonna, "Nature Boy" de David Bowie, bandas como Kiss, Beatles, Nirvana, U2, entre outros.

É envolvente do início ao fim, nos levando a sonhar, chorar e sorrir junto com os personagens, aplaudindo a cada performance maravilhosa.

Não perca tempo, prepare a pipoca, os lencinhos para enxugar as lágrimas, a playlist no Spotify e divirta-se!

Comentários