CRÍTICA | Mother: A Busca Pela Verdade

Direção: Bong Joon Ho
Roteiro: Bong Joon Ho e Eun-kyo Park
Elenco: Hye-ja Kim, Won Bin, Goo Jin, entre outros
Origem: Coréia do Sul
Ano: 2009


Até onde uma mãe está disposta a ir para proteger seu filho? O cineasta sul-coreano Bong Joon Ho (O Hospedeiro) aborda essa questão em Mother : A Busca Pela Verdade (Madeo), um aprofundado drama urbano que tem como ponto central a relação, ao mesmo tempo sensível e nociva, entre mãe e filho. 

Desde o início é possível constatar a natureza dos laços entre Yoon Do-joon (Won Bin) e sua mãe (Hye-ja Kim), que parece estar constantemente atenta aos mínimos passos do filho, pronta para socorrê-lo em qualquer situação. O jovem, que aparentemente sofre de algum retardo mental, é acusado do assassinato de uma adolescente, no entanto, seu instinto maternal diz que ele não é o culpado e que há mais a ser descoberto nessa história.

A personagem então começa uma corrida contra tudo e todos - em especial contra um sistema policial pouco eficaz  - para provar a inocência de Do-joon, estabelecendo o longa-metragem como uma intrincada investigação criminal enredada por uma análise psicológica do vínculo materno e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos.

Foto: CJ Entertainment

Apesar das reviravoltas envolvidas nessa busca pela verdade, este não é o fator que torna Mother uma obra relevante na atualidade. O roteiro em si não trás nada de inovador, algo que já não tenhamos visto em outras obras antes. Tampouco a abordagem do relacionamento entre mãe e filho ganha o merecido destaque. O grandes destaques da produção são Hye-ja Kim (Como Roubar um Cão) e o próprio Bong Joon Ho. A primeira entregando uma atuação fortíssima como a mãe protagonista da história, o segundo com a habilidade habitual na condução da narrativa.

Soma-se a isso a incrível cinematografia de Kyung-pyo Hong (Em Chamas), que consegue encontrar beleza mesmo em locais desprovidos dela, provando imenso apuro técnico, como na cena em que a mãe alimenta o filho enquanto este urina na rua, ou no momento em que vemos a água aproximando-se dos dedos de um suspeito que está dormindo.

Em Mother, Bong emprega um tom bastante pessoal e introspectivo à história, como se pudéssemos ter acesso aos pensamentos mais sombrios de sua protagonista. Um elemento diferente dentro de sua bela filmografia, o que, por si só, credencia a obra a ser conferida.

Foto: CJ Entertainment


Bom

Comentários