CRÍTICA | Estranha Forma de Vida

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Pedro Pascal, Ethan Hawke, Manu Ríos, entre outros
Origem: Espanha/França
Ano: 2023

Estranha Forma de Vida (Extraña Forma de Vida) é um curta-metragem de Pedro Almodóvar (A Pele Que Habito) que chega aos cinemas brasileiros em parceria com a MUBI, algo incomum no Brasil.

Logo no primeiro enquadramento somos apresentados a um deserto de Sol escaldante ao som de “Estranha Forma de Vida”, canção originalmente interpretada por Caetano Veloso, mas que aqui escutamos no sotaque delicado da portuguesa Amália Rodrigues.

Conhecemos Silva (Pedro Pascal), um caubói solitário que cavalga com o objetivo de encontrar o xerife Jake (Ethan Hawke). Inicialmente, o xerife pensa que Silva surge em sua cidade com o intuito de proteger o seu filho Joe (George Steane) de ser preso, por assassinar a cunhada de Jake. No entanto, não demora muito para que o público capte algo a mais no ar.

Os personagens têm um romance mal resolvido e Silva, na verdade, está ali para tentar resgatar uma época calorosa entre os dois, enquanto eram pistoleiros no México.

El Deseo

Por conta de geralmente estrelarem filmes em que são heterossexuais, naturalmente atrelamos os protagonistas como figuras cheias de testosterona, e é interessante como a personalidade de cada personagem é desenvolvida rapidamente. Estamos diante de dois polos totalmente opostos. Ao mesmo tempo que são moralistas e defendem a família (Jake com a cunhada e Silva com o filho), é possível sentir a chama do desejo que surge de forma sorrateira na história. Almodóvar, no entanto, poderia além, já que aguça a curiosidade do espectador em saber como tudo se desenvolveu.

Como Adriana Calcanhotto lembra os ouvintes em "Esquadros", sabemos que o cineasta é conhecido por sua paleta de cores, que está presente no cenário, nos objetos que compõem a mise-en-scène e, não menos importante, nos figurinos. Jake se veste com cores escuras, como se fosse um reflexo da sua mente, retratando um homem que utiliza da “desculpa do álcool” para não aceitar o amor que sente por Silva, orgulhoso, frio e que gosta de deixar tudo organizado em sua volta. Silva, por sua vez, é mais sentimental e sensível, que traja cores vivas e alegres, sem medos, que rompe o silêncio dizendo o quanto sente falta da noite de amor que teve há anos com Jake.

O curta, como já era esperado, é enxuto e deixa a sensação de que tinha potencial para ser trabalhado como um longa-metragem. O homem bruto e a temática do caubói não são novidades na cultura cinematográfica LGBTQIA+, como vimos em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), no entanto, o diferencial de um romance maduro, entre dois homens com mais de 40 anos, merecia ser melhor explorado.

Na versão para os cinemas, Estranha Forma de Vida vem atrelado de uma entrevista exclusiva com Almodóvar, onde o cineasta responde algumas perguntas que podem passar pela cabeça do espectador, revelando curiosidades interessantes da produção, como o fato de utilizarem a mesma cidade cinematográfica construída para a trilogia dos dólares de Sergio Leone (Três Homens em Conflito), certamente uma grande inspiração da obra.

El Deseo

A proposta de levar um curta-metragem aos cinemas é ousada e importante. É sempre dar a oportunidade para que o público tenha acesso a outros formatos da sétima arte, outros meios de se contar uma história. No mais, confesso que senti falta da obra ser falada em espanhol. Um detalhe que faz diferença.

Ótimo


Comentários