Top 5: Filmes de Terror


Hoje, 31 de outubro, é Halloween, uma data que infelizmente não é tão marcante na cultura brasileira, diferentemente da cultura norte-americana, cuja tradição de crianças se fantasiarem e baterem de porta em porta pedindo doces, perdura até hoje. O que eu particularmente acho muito divertido e saudável. Fora as festas à fantasia. Coisas de costumes.

Para comemorar essa data resolvi listar 5 filmes de terror que você não vai querer assistir sozinho essa noite. A intenção não é dizer que esses são os melhores filmes de terror já feitos, muito pelo contrário. O intuito é ranquear obras que me marcaram de alguma forma. E quando digo "marcaram", entendam que me deixaram com verdadeiro "cagaço" (na falta de um adjetivo melhor) ao assisti-los pela primeira vez. E devo dizer que alguns possuem esse efeito até hoje, nas revisitas.

__________________________________________________________________________________________________


A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999)
Começando já com um filme polêmico, pois A Bruxa de Blair divide opiniões até hoje. Há quem ame e há quem odeie a obra. Eu particularmente gosto bastante. Na época de seu lançamento, o longa emulava a ideia de que aquelas eram filmagens reais, encontradas após alguns anos do desaparecimento de 3 jovens que faziam um documentário sobre uma lenda urbana, de que existia uma bruxa na floresta de Blair. A forma como a trama é construída, sendo um dos primeiros e bem sucedidos utilizadores do estilo found-footage, transforma a história num ótimo terror psicológico. As situações fazem com que fiquemos tensos assistindo, esperando pelo pior a todo o momento. Um boneco de graveto nunca foi tão macabro. E o final? Ah, o final...

____________________________________________________________________________


O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)
O Sexto Sentido é tido pela maioria como um suspense, mas me recordo com detalhes da primeira vez que assisti ao filme, numa tarde nublada, sozinho em casa, na adolescência. Definiria facilmente como terror. A história do garotinho que vê gente morta é tocante e ao mesmo tempo angustiante. A sensação de assistir a essa obra sem saber da reviravolta final (a qual me recuso mensionar, pois creio que possa haver alguem que ainda não assistiu ou não tem conhecimento do spoiler) é uma das grandes experiências que o Cinema já proporcionou. O aspecto visual e a simbologia de cores utilizadas são detalhes que merecem um post só para eles. Ainda hoje é o melhor filme do diretor M. Night Shyamalan (A Vila).

__________________________________________________________________________________________________


O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968)
Roman Polanski (O Pianista) é um de meus diretores favoritos. Sua filmografia varia entre drama, humor e suspense, mas é nesse terceiro gênero que ele mostrava suas características mais perturbadoras. O Bebê de Rosemary é a segunda obra da chamada Trilogia do Apartamento, composta também por Repulsa ao Sexo e O Inquilino, obras filmadas em espaços claustrofóbicos em que o terror psicológico domina. Esse talvez seja o filme que menos da medo nesse Top 5, mas a história da doce Rosemary vendo sua tão agraciada gravidez transformar sua visa num inferno, continua extremamente perturbadora.

__________________________________________________________________________________________________


O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Eis um filme que varia constantemente em minha preferência. Por vezes ele é meu filme de terror favorito, por outras ele perde para o 1º colocado desse Top 5. O Exorcista é um clássico atemporal, uma obra-prima de William Friedkin, e continua dando medo até hoje. A história vocês devem conhecer. Uma jovem e inocente garotinha é possuída por um demônio e passa a agir de forma estranha e ameaçadora. Após tentar todo tipo de solução para o problema, a mãe recorre a um exorcismo, que é comandado por 2 padres que vivem conflitos internos. A obra é repleta de lendas urbanas, algumas verdadeiras, outras não. De certo apenas o resultado fantástico obtido por Friedkin, que consegue transformar até uma escada urbana em algo extremamente ameaçador.

__________________________________________________________________________________________________


O Iluminado (The Shining, 1980)
O Iluminado é tido como uma das maiores obras de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), ainda que seja repudiada por Stephen King, autor responsável pelo livro que deu origem ao longa. Um pai (Jack NIcholson) se muda com sua mulher e filho para um hotel vazio, localizado nos alpes americanos, afim de assumir um novo trabalho: tomar conta do local, isolado, durante o rigoroso inverno. Kubrick constrói um clima de tensão crescente e diversas cenas perturbadoras, como essa que ilustra um dos momentos mais assustadores do filme. A direção primorosa transforma a imensidão do hotel vazio em um ambiente ameaçador, seja nos passeios de velotrol do garoto pelos corredores, ou na carta encontrada na máquina de escrever. Se você ainda não assistiu, não perca mais tempo. Recomendo assistir acompanhado, mas se não for possível, boa sorte!


Comentários

  1. Adorei o Top Five, mas é difícil escolher os melhores filmes de terror, de todos os listados, só não assisti O Bebê de Rosemary. Acho O Iluminado uma obra de arte, perfeito em todos os sentidos, as feições do Jack Nickolson me assustam até hoje, aquela cena que ele coloca a cabeça na porta é macabra. Também adoro a Bluxa de Blair e considero um dos filmes mais assustador de todos dos tempos, é impressionante como um filme que não mostra nada pode ser tão assustador. Tudo no filme é mera insinuação e mesmo assim ele cumpre o seu papel de assustar muito. E por fim, o Sexto Sentido que me dá medo até hoje, é excelente também. Adorei a seleção.
    Em outros tempos eu colocaria Poltergaist, mas revi o filme um dia desses e não senti nenhum medinho.
    Sou apaixonada por filmes de terror, e atualmente é muito difícil um filme se destacar com esse tema, precisa ser mesmo excepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, hoje em dia é muito difícil um filme que assuste como esses assustam. O Iluminado é obra-prima, sem dúvida. Me arrepia até hoje.

      Assista O Bebê de Rosemary, é excelente tb ;)

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!