Sherlock - S03E02 - The Sign of Three


Desde que comecei a assistir Sherlock tive uma cisma com o segundo episódio da temporada. Nos anos anteriores achei que tais capítulos estavam aquém do restante da série, mas também entendia que os criadores aproveitavam desse momento para experimentar estilos de narrativa, de forma a encontrar alternativas criativas para o seriado, testando a aceitação do público. Dito isso, foi com grande satisfação que tive esse estigma quebrado, com esse excepcional The Sign of Three (O Sinal de Três, numa tradução literal).

A trama se aproveita de um fato iminente e já conhecido das histórias de Sherlock Holmes, o casamento de Watson, algo que também foi brevemente explorado no último filme do personagem, estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law. O roteiro acerta ao mesclar flashbacks da trajetória e casos desvendados pela dupla aos acontecimentos presentes no casamento, atingindo o ápice quando Sherlock resolve proferir seu discurso, como padrinho que é.

Em seu discurso, Sherlock se esforçou ao máximo para seguir o protocolo, emocionando à convidados e telespectadores, mesmo sem querer. Houve momentos em que não sabia se ria ou chorava, pois, ainda que emocionante, as cenas eram engraçadíssimas. E, nesse ponto, foi muito interessante as diversas formas criativas encontradas para mostrar a mente do personagem trabalhando, em mais uma atuação inspiradíssima de Benedict Cumberbatch, nunca é demais citar. Destaco a cena em que Watson convida o amigo para ser seu padrinho, quando o detetive vive um carrossel de emoções em sua mente, mas não consegue externar, ficando apenas em estado de choque perante o amigo.

O que dizer então da cena em que Sherlock conversa com as mulheres via internet, montando todo um cenário em sua mente. Momento que contou ainda com a inspirada participação de Irene Adler (Lara Pulver) que, mesmo sem proferir nenhuma palavra, continua mexendo com as emoções de Holmes. Torço muito para que a personagem retorne a série no futuro.

Gostei muito da forma como os fatos foram se encaixando ao longo do episódio. Como disse anteriormente, estava reticente quanto ao capítulo, mas tudo passou a fazer sentido quando Cumberbatch derrubou a taça de champanhe (num belo uso de câmera lenta). A forma com que o personagem lutava para desvendar o mistério do vindouro assassinato, sem deixar seu discurso de lado foi empolgante, ainda que a revelação do assassino, tenha sido pouco impactante.

Destaco também a participação de Mary Watson (Amanda Abbington), que vem se mostrando uma ótima adição ao elenco. A personagem tem carisma e química com os protagonistas, proporcionando ótimos momentos e sendo parte importante na resolução dos conflitos. A revelação do título, The Sign of Three, foi muito bacana, deixando todos nós com aquele sorrisinho bobo no rosto. Sorriso que logo foi embora, abrindo espaço para corações partidos, quando Sherlock vai a procura da dama de honra para dançar, mas vê que a mesma de fato seguiu seus conselhos, e encontrou alguém para paquerar. Foi triste, mas condizente com a natureza do personagem, que terminou vagando sozinho, indo embora da festa.

Torço para que o Season Finale seja tão bom quanto o restante da temporada. Dessa vez não temos um grande vilão já introduzido (e, se me perguntarem, aposto que Moriarty retornará em algum momento do futuro da série), o que me permite imaginar que teremos algum final impactante, como fora aquele longínquo final de Season 1. É aguardar e assistir. A cina de todo Sherlockian.


Gostou do post? Curta, comente, dê sua opinião, compartilhe! Ajude a divulgar o CINÉFILO SANTISTA! Você também pode curtir nossa page no Facebook e receber as atualizações do blog em primeira mão! É só clicar AQUI :)


Comentários

  1. Ótima review,que episodio maravilhoso,superou todas as expectativas,ri muito.Pela primeiro vez não tenho cena favorita,mas sim um epi inteiro.Triste de pensar que está chegando ao fim,espero que os 3 se juntem novamente para escrever,que trio.Confirmada Quarta E Quinta temporadas de Sherlock! Melhor noticia ever....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Julie! Melhor que esse episódio só essa noticia da confirmação das próximas temporadas :D

      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!