The Walking Dead 5x16 | Conquer


[spoilers]

Quando a Season Finale da 3° temporada chegou, a minha expectativa era a maior possível, tanto que quando este episódio terminou, a decepção foi imensa. Não foi nada do que esperei. Dei graças aos céus que o antigo showrunner saiu depois daquele fiasco. Era nítido que ele estava tentando criar uma série totalmente fora da ambientação de The Walking Dead, e fez isso da pior forma.

Quando essa Season Finale da 5° temporada chegou, eu não estava com a expectativa alta. Estava só aguardando, normalmente, sem esperar um episódio épico, cheio de twists infinitos. Queria um capítulo que focasse na essência da HQ mesmo, e foi o que aconteceu, já que o showrunner atual não está cagando no maiô, respeitando as histórias dos seus respectivos personagens e colocando uma tensão incrível nesse momento de quase ruptura entre Rick e os moradores de Alexandria. O 5x16 em si não foi dos melhores, claro. Mas dizer que foi "uma bosta", "lixo", "cadê zumbis invadindo Alexandria?"... fico pensando se as pessoas que fazem esse tipo de crítica assistem a mesma série que eu.

Nesse episódio tivemos um pouco dos Wolves, que se apresentaram ao Morgan e receberam uma bela surra de bastão do próprio. Eu to gostando muito desse estilo do persoangem da série, ele está bem mais badass do que nas HQ's, e acho que isso combina muito mais com o ator que o interpreta, Lennie James. Depois de duas aparições rápidas nos finais dos episódios 5x01 e 5x08, entendemos que ele estava atrás de Rick com o mapinha que Abraham lhe deixou pedindo desculpas. Agora, pelo visto, ele será um personagem regular da série. Foi interessante ver que ele tem uma visão completamente diferente do Rick, onde ele dá valor a vida e não gosta de matar pessoas (visto que ele deixa os dois Wolves vivos) ao contrário do que conhecemos do xerife, e do que vimos nessa Season Finale. Minha única dúvida é: desde quando ele sabe lutar estilo o Avatar? Aquele carequinha do desenho, sabem? Isso me surpreendeu.


O episódio todo se encaminhou para a reunião que iria decidir o que fariam com o Rick, depois do surto ocorrido no cápitulo passado. Tivemos Sasha depressiva dormindo na vala com os walkers (e que já virou meme de todos os tipos nas redes sociais), Eugene e Abraham fazendo as pazes, Rosita derrubando a louça, Daryl e Aaron adquirindo mais confiança um com o outro (e Morgan os salvando enquanto estavam presos dentro do carro rodeado por walkers), mas queria comentar sobre duas cenas em especial.

A primeira foi Carol ameaçando Pete. Lembro que quando via a primeira temporada, praticamente 99% das pessoas desejavam a morte dela por ser uma personagem desnecessária. Agora, com o final do 5º ano, percebo essa mudança por completo que a personagem teve, sendo mais corajosa, confiante e botando medo nos outros, ao invés de ter medo. Eu não a achava desnecessária, mas não era uma das minhas preferidas. Agora tenho que tirar o chapéu e dizer: QUE MULHER FODA! E a atuação da Melissa McBride transparece isso perfeitamente. Você vê que ela é uma ótima atriz quando percebe essa diferença da mulher indefesa para outra completamente diferente atualmente.

A segunda cena é uma crítica negativa ao personagem Gabriel, o padre. Sei que ele faz parte das HQ's e que foi interessante trazer a adaptação desse arco, mas fico pensando sempre que o vejo: qual o seu propósito na série? Fazer o público que assiste passar raiva? Deve ser isso, alguém pra odiar. O momento em que ele supostamente vai se suicidar foi muito estranho. Ele não se mata, mata de vez o walker que o mataria, acerta a cabeça dele com uma pedra e NÃO CAI UMA MÍSERA GOTA DE SANGUE NAQUELA ROUPA BRANCA DELE? Tenha dó né gente, molho de tomate nem tá tão caro assim.. e pra piorar a situação, quem deixa o portão de Alexandria aberto? Tsc, tsc, tsc. Mas falando sério, é um personagem que até agora só veio para "atrasar o lado" e não esta me agradando nadinha. 


Glenn é realmente um rapaz paciente. Ver um cara que foi o principal responsável pela morte de Noah, que atirou em seu ombro, que o deixou para os walkers comerem (aliás, COMO O GLENN ESCAPOU DAQUILO? Deveriam ter mostrado...) e ainda o leva de volta a comunidade? Isso que é querer converter o cara, mesmo sendo egoísta e covarde. Nicholas tá naquele bloco de pessoas que se morrerem pra mim não farão a menor falta (oi, Padre Gabriel!). Glenn, fica esperto com esse mandamento de George R.R. Martin: bonzinho só se fode!

A cena final, tão aguardada, foi a reunião. Rick, dessa vez, totalmente são, diz mais verdades para aquela comunidade frouxa, mostrando a eles o walker que adentrou o local pelo portão (que Gabriel deixou aberto). Mas Denna só se toca mesmo do que o xerife diz quando Pete invade a reunião e , completamente descontrolado, mata Reg. Ao dizer "Rick, do it!" e ver o mesmo atirando sem hesitar, Denna enfim entendeu o que Rick quis dizer com todas aquelas palavras. Ele "conquistou" Alexandria. As leis daquele lugar vão mudar. O problema é que Morgan viu o ocorrido. Parece que não foi o reencontro tão esperado dos dois personagens, que se conheceram no piloto. Agora ficará esse choque entre duas ideias diferentes, que será trabalhada na 6ª temporada da série, juntamente com os Wolves, que pelo visto darão trabalho futuramente.

Fechando a review, achei a quinta temporada muito boa, só não gostei do arco dos policiais. Ficou meio que um filler para dar importância a morte de Betty e nos apresentar Noah, que morreu logo depois... enfim, não gostei tanto dessa parte, mas o início com os canibais de Terminus, o foco que deram neles e esse arco de Alexandria estão me agradando demais. 


P.S: Que cena FODA essa do momento Marvel! Michonne sem a sua espada não é Michonne. Nada de ficarem sem armas por Alexandria a partir de agora.

P.S.2: WOLVES NOT FAR.

P.S.3: Saudades Bob cachaça, meu clone. Sua frase em que diz para o Rick que aquilo era um pesadelo, e pesadelos acabam aparecendo mais uma vez na reflexão do xerife antes da reunião.

P.S.4: Para os que perguntam sobre o Negan e Lucille, ainda terá chão para a aparição deles. É bem capaz que Negan possa aparecer só na Season Finale da 6ª temporada, caso tudo se encaminhe como estou imaginando. 

P.S.5: Episódio preferidos dessa temporada para mim: No Sanctuary (5x01) e Four Walls and a Roof (5x03)

Obrigado a todos que leram minhas reviews aqui no Cinéfilo em Série e a gente se vê numa outra vida, Brodá! Abraços!

___________________________________________________________________________________________________

EDU OLIVEIRA é seriador e cinéfilo. Além de colaborar para o Cinéfilo em Série, ele também é criador do CINEMAGENS. Curta sua fanpage no Facebook e se inscrevam no canal do YouTube. Conteúdo de qualidade a um clique de distância!

Links:
facebook.com/cinemagens

Comentários