Game of Thrones 5x02 | The House of Black and White


[spoilers]

Se na semana passada critiquei a Season Premiere de Game of Thrones por se mostrar demasiadamente burocrática em sua abordagem, o mesmo não posso fazer com esse The House of Black and White, que soube abordar acontecimentos talvez não tão impactantes (como a morte de personagens, por exemplo) de forma interessante, especialmente com uma boa direção, trazendo importância e empolgação a qualquer fã da série.

Arya
Finalmente retornamos a solitária jornada da caçula Stark, que agora chegou à Braavos, cidade que, aliás, tem uma caracterização de fazer cair o queixo. Gostei especialmente da entrada da "Casa do Preto e Branco", que deu título ao episódio. Alienada por sua busca por vingança, repetindo constantemente o nome daqueles que pretende matar, Arya foi vencida pelo cansaço após ser ignorada pelo senhor misterioso que não a acolheu. E quem diria que ele seria o próprio Jaqen H'ghar? Estou bastante curioso para saber o rumo que essa trama vai tomar, principalmente por já ter lido alguns comentários de que o personagem, no livro, não está presente nesse momento.

Daenerys
A Mãe dos Dragões parece completamente perdida em Meereen, e entendo os fãs que a chamam de burra pelas decisões que tem tomado, ainda que não concorde completamente. Apesar da escolha equivocada de executar o ex-escravo perante seus iguais, ficou claro que Daenerys tentava seguir ali os conselhos de Sor Barristan, mostrando que a desordem não poderia tomar conta da cidade. Aliás, foi muito interessante ouvir o antigo cavaleiro da Guarda Real falando sobre o Rei Louco para a filha do próprio.

Por fim, tivemos o retorno de Drogon numa bonita cena, repleta de significado. É como se o filho retornasse para casa com saudades da mãe, mas encontra ali uma figura da qual não reconhece mais. Foi de partir o coração, tadinha da Khaleesi.


Cersei
Em Porto Real, a Rainha Mãe lidera a caça por Tyrion, o que tem feito com que muitos anões da redondeza percam suas cabeças, literalmente. Ao mesmo tempo, ela se preocupa com a filha Myrcella, após o "presente" que recebeu de Dorne, cidade do nosso querido Oberyn Martell (RIP). Aliás, foi bem bacana termos o primeiro deslumbre desse lugar que promete grandes acontecimentos para essa temporada. Jamie então promete resgatar a filha, e pra isso contará com a ajuda de (quem diria) Bronn, que prontamente aceita a promessa de um bom título, afinal, um Lannister sempre paga suas dívidas.

Brienne
Longe dali, Brienne novamente teve seu juramento posto a prova ao encontrar com Sansa, que prontamente recusou a proteção oferecida. Não sei vocês, mas torci a todo momento para que a amazona falasse de Arya para Sansa, adoraria ver a reação da segunda ao saber que a irmã ainda vive. Mindinho, por sua vez, fez seu papel e não permitiu que as duas trocassem muitas ideias. Mas parece que muita água vai rolar nessa subtrama.

Jon
Deixando o melhor para o final, meus momentos favoritos desse 5x02 foram os que se passaram na muralha. Stannis definitivamente está se esforçando para ser adorado por uma legião de fãs, pois seu diálogo com Snow foi um dos melhores até hoje na série. A promessa do bastardo que se tornaria Senhor de Winterfell parece até um sonho utópico, mas em suas palavras pareceu real. Mais que isso, Jon seria rebatizado como um Stark, nome que admirou por toda a vida.

O episódio não deu muito tempo para que eu me empolgasse com a possibilidade, pois logo depois Jon foi eleito Comandante da Patrulha da Noite, função que já exercia moralmente, mas que agora exercerá oficialmente graças ao querido Sam, que fez sua propaganda perante a todos os irmãos da Patrulha.

Grandes acontecimentos aguardam o bastardo Snow, posso apostar. E somente apostar, pois só li o primeiro livro até hoje, divida moral que tenho comigo mesmo e que pretendo sanar em breve. No mais... até semana que vem!

Comentários

  1. Estou me atualizando e acabei de assistir "Enw Business", e ainda não ficou claro pra mim quem raios é essa garçonete. Afinal, ela e Don se conheciam ou não?

    ResponderExcluir
  2. Creio que não se conheciam, Débora. Li uma teoria na internet de que ela era uma ex-amante dele, da primeira temporada. Mas já foi desmentida.

    ResponderExcluir
  3. Ah, bom, já achei que estava ficando louca, rsrs
    Valeu, Daniel!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!