CRÍTICA | Os 8 Magníficos

Direção: Domingos Oliveira
Roteiro: Domingos Oliveira
Elenco: Wagner Moura, Alexandre Nero, Mateus Solano, Maria Ribeiro, Carolina Dieckmann, Fernanda Torres, Sophie Charlotte e Du Moscovis
Origem: Brasil
Ano: 2017


Quando você junta Wagner Moura (Praia do Futuro), Alexandre Nero (João, o Maestro), Mateus Solano (Confia em Mim), Maria Ribeiro (Como Nossos Pais), Carolina Dieckmann (Entre Nós), Fernanda Torres (O Que é Isso, Companheiro?), Sophie Charlotte (Reza a Lenda) e Eduardo Moscovis (Amor em Sampa) em uma sala para conversar, e registra isso, não pode sair coisa ruim daí. 

Em meio a conversas, reflexões, leituras, gargalhadas, gritarias, cantorias, algumas fotos e muita bebida em um almoço de domingo, temos esse belíssimo e divertidíssimo documentário dirigido por ninguém menos que Domingos Oliveira, cineasta responsável por obras como Todo Mundo Tem Problemas Sexuais (2008) e Primeiro Dia de Um Ano Qualquer (2012).

Os 8 Magníficos não se preocupa com a técnica, com a apresentação ou a fotografia, pois a forma não é o foco aqui. Não há problema se a câmera se movimenta, se o cenário, os equipamentos e a equipe técnica aparecem em tela, ou mesmo se o cachorro está dentro ou fora de quadro. O objetivo aqui é o imprevisível e o conteúdo, é vermos esse grande time conversar sobre o que é ser ator, sem saber exatamente como. 

Créditos: Forte Filmes

Como os próprios créditos iniciais dizem, trata-se de um filme para quem gosta da profissão de ator e todo seu processo interno. Ocorre desde invenções de personagens e improvisações hilárias, até revelações íntimas de cada um sobre seus papéis e suas vidas pessoais.

Através de Os 8 Magníficos, que recebeu esse nome por conta da admiração de Domingos por Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven, 1960), percebemos que essas personalidades também são “gente como a gente”, que apresentam medos, inseguranças, dúvidas e fracassos tanto quanto nós. Através da obra enxergamos a humanização desses “gênios” nacionais (e internacionais) que admiramos tanto, podendo conhecer um pouco mais do seu trabalho e dos bastidores de suas vidas. Um documentário para quem ama a arte, sem dúvida alguma.

Excelente


Entrevistamos o elenco do filme durante a cobertura do Festival do Rio 2017, confira abaixo o que alguns dos atores falaram sobre a obra: 

Comentários