5 Tipos Diferentes de Plot Twist


O cinema utiliza de diversos recursos narrativos para prender a atenção do espectador, com a intenção de proporcionar experiências excepcionais. A primeira característica analisada é o plot, isto é, o enredo de um filme. Para agregar a narrativa e manter o interesse do público existe também o plot twist, conhecido como a reviravolta no enredo. A ideia é surpreender quem está assistindo com revelações inesperadas.

Normalmente o próprio longa dá pequenas dicas sobre o vindouro plot twist, deixando pistas sutis para a audiência seguir e, talvez, desvendá-lo antes do momento. Uma das experiências mais legais do cinema está exatamente em se transportar para a história contada e tentar solucionar o mistério. A reviravolta do enredo, ao preparar o terreno para uma surpresa, aguça quase que inconscientemente o lado investigativo de quem está assistindo.

Apesar de sempre ter a intenção de surpreender o público, existem diferentes tipos de plot twist, e resolvi trazer 5 deles para vocês conhecerem. Ah, tem spoilers dos filmes citados, OK?


Final Surpresa


Como o próprio nome entrega, esse tipo de reviravolta ocorre próximo a conclusão da história e é muito visto em obras de ficção científica. Esse recurso leva o espectador a analisar novamente a narrativa e os personagens. Um bom exemplo é o longa A Chegada (Arrival, 2016), de Denis Villeneuve. Este filme, particularmente, ajuda o espectador nessa reavaliação, trazendo cenas anteriores e detalhes que a princípio passaram despercebidos, mas que foram cruciais para a reviravolta final.


Anagnórise


O termo grego consiste em um recurso narrativo onde, em determinando momento, o personagem descobre dados essenciais de sua identidade, como acontece com o narrador interpretado por Edward Norton ao descobrir que Tyler Durden (Brad Pitt) não passa de um alter-ego em Clube da Luta (Fight Club, 1999), de David Fincher. A anagnórise é a descoberta de elementos que, para o personagem, estavam ocultos até então. 


Narrador Não Confiável


O narrador não confiável engana o espectador e tem o poder de manipula-lo, para assim, distorcer o final. Um bom exemplo desse tipo de plot twist está no filme Olhos da Justiça (Secret in Their Eyes, 2015), de Billy Ray. A policial Jess, interpretada por Julie Roberts, encontra sua filha morta em uma caçamba de lixo e então começa a busca pelo assassino. Pelo olhar da personagem, fica claro sua amargura e ressentimento pelo passado, demonstrando erroneamente que o trágico ocorrido era algo que ela queria esquecer. O público acaba sendo levado pelo ponto de vista de uma mãe traumatizada e deixa passar o iminente desejo de vingança que ela carrega. Vale lembrar que trata-se de uma refilmagem norte-americana para o argentino O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de sus ojos, 2009).


Peripeteia


Também conhecido como o efeito contrário ao esperado, um giro na vida do personagem. Um bom exemplo é Scarface (1983), de Brian De Palma, onde Tony Montana (Al Pacino) passa mais de uma vez pela peripeteia. A primeira ocorre início do filme, quando ele se infiltra no mundo do tráfico em Miami e começa a prosperar no ramo; a segunda acontece no final, onde o personagem entra em decadência e sua vida acaba pagando o preço da sua arrogância e egoísmo. 

É importante esclarecer que esse recurso deve advir de circunstâncias naturais, ou seja, o giro deve ser justificado e não somente uma jogada de sorte sem sentido. Com quase 3 horas de duração, o longa de De Palma apresenta a trilha para o sucesso e a queda do império de Tony Montana, sendo um exemplo perfeito de peripeteia.


Justiça Poética


Este mecanismo é utilizado basicamente em twists irônicos, isto é, quando um ato ruim é condenado em contraponto a virtude recompensada. Um exemplo é o destino de um personagem ser selado em meio a sua própria armadilha, como acontece em Os Infiltrados (The Departed, 2006), de Martin Scorsese, com praticamente todos os protagonistas.

Esse longa também é um bom exemplo de como a narrativa deixa pistas para o que irá acontecer adiante. A morte dos personagens é sempre anunciada antes, com um X em segundo plano, demonstrando quem será o próximo a ir para o saco. 

Comentários