5 Motivos Para Você Assistir | Seinfeld


Seinfeld é uma sitcom que foi exibida originalmente pelo canal NBC, por 9 temporadas (1989-1998). A série foi criada por dois comediantes: Jerry Seinfeld, que é protagonista do programa, e também Larry David. Considerada por muitos como uma das melhores séries de comédia de todos os tempos, listamos hoje 5 motivos para você que sempre teve vontade de assistir, porém não encontrava razões imediatas para começar.


1. Stand-up

Muitas pessoas gostam do estilo de assistir espetáculos de comediantes que contam piadas e tratam sobre diversos assuntos de uma maneira inovadora e engraçada. Na série, o ator e criador Jerry Seinfeld, sempre inicia os episódios discutindo de alguma forma aleatória o que virá a acontecer ao decorrer do capítulo que se esta assistindo. Essa fórmula é bastante diferente e eficaz, o que se atrela as eventualidades do episódio e encerra com a continuação do mesmo stand-up do início, servindo como uma “reflexão” de tudo o que foi abordado pelos personagens em forma de humor. Nas últimas temporadas da série essa fórmula vai diminuindo, entretanto ela volta para o episódio final. 


2. Personagens e suas caracterizações

A série é baseada no convívio de 4 amigos. George Costanza (Jason Alexander) é, sem dúvida, um dos personagens mais engraçados que tive a oportunidade de conhecer. Um cara que nunca teve sorte em nada em que colocou o dedo na vida, mora com os pais e sempre encontra uma forma de se dar bem, com todas as suas mentiras e planos mirabolantes. Jerry Seinfeld (idem) representa na série o “funny guy”, aquele que sempre tem uma piada pronta pra qualquer ocasião, trabalha para a própria NBC e faz stand-ups como ganha pão. Elaine Banes (Julia Louis-Dreyfus) é uma mulher que tenta sempre estar acima de qualquer situação, mostra-se confiante e a procura do homem ideal. Cosmo Kramer (Michael Richards) é um vizinho que mora ao lado do apartamento de Jerry, um cara maluco, destrambelhado, e que se encontra nos acontecimentos mais ridículos e engraçados.

Foto: NBC


3. Narrativa não convencional

Se você acha que em Seinfeld, como na maioria das outras séries, as histórias terão um começo, meio e fim, os personagens serão sensatos e as histórias de amor e ódio serão resolvidas... não bem por aí. Todos os episódios determinam alguma ideia central que serviria, por deleite do telespectador, como uma forma de análise e compreensão das situações da vida e filosofias nela empregadas. Interligado ao humor da série, isso nunca acontece. Quanto mais os personagens somam decepções, acumulam comportamentos estranhos e se tornam pessoas frias e egoístas, mais isso se desenvolve entre eles. De alguma forma, ao decorrer dos episódios, a história dos 4 se cruza e a única certeza é: eles irão tentar se safar de tudo o que aconteceu, custe o que custar. Não sei bem se isso é uma coisa ruim, mas o fato é que é sempre muito engraçado e você não consegue parar de assistir.


4. Metalinguagem

Em meio as diversas ideias malucas de George e Jerry, surge uma que é a criação de uma série sobre “nada”. Nada? Sim, nada. Eles vão até a NBC com a ideia de criar uma sitcom onde os personagens serão as pessoas que eles conhecem, em situações adversas e aleatórias. O que é exatamente o contexto de Seinfeld, uma série que conta a história de amigos, falando sobre suas próprias experiências de vida, decepções amorosas e bizarrices, deixando o lado humano de lado e exemplificando a sua maior realidade, sem “sonhos distantes”.



5. Comparação com Friends

Não sou a favor das comparações que são feitas entre séries ou até mesmo entre filmes, porém é algo corriqueiro nas mídias sociais e está sempre em análise por críticos ou por amantes da arte. Muito se falou que Seinfeld seria até melhor que Friends, o que, convenhamos, seria uma conquista e tanto. Se você ama Friends, tenho certeza que você também amará Seinfeld. Por mais que sejam séries bastante diferentes em seus contextos, as duas são do canal NBC, que por mais ou menos 5 anos, levou duas das maiores séries conhecidas e aclamadas pelo povo ao ar.

Um fato extra e bastante interessante sobre Seinfeld, é que o seu episódio final foi assistido por 76,3 milhões de espectadores. Uma das maiores audiências de um programa de TV de todos os tempos.

Comentários