Geek | 1ª Temporada


Escrito e dirigido pelos produtores brasileiros Beto Ribeiro (Prato do Dia) e Carla Alburquerque (Terra Brasil), Geek é uma série documental brasileira realizada pela empresa Medialand em parceria com o canal PlayTv e o serviço de streaming Netflix. A intenção é traçar um perfil de um dos temas que mais cresceram ao longo dos últimos anos, como o próprio título diz, o mundo geek.

São oito episódios curtos, de cerca de 30 minutos cada, que trazem entrevistas com ilustradores, designers, empresários e fãs, que propõem uma grande reflexão acerca do tema que atrai milhões de aficionados em todo mundo, em diferentes segmentos como o cinema, tecnologia, jogos eletrônicos, jogos de tabuleiros, quadrinhos e entre tantos outras vertentes.

Cunhado na década de 1950, o termo "geek" é comumente usado para definir aqueles que são inteligentes, amantes de quadrinhos e da ficção cientifica. Posteriormente o termo acabou atrelado aos apaixonados por games e afins. E se antes ser chamado de nerd ou geek era uma ofensa, hoje o termo ganhou outro significado, se tornando basicamente um estilo de vida.

O principal trunfo da série é a entrevista realizada com ilustrador Ivan Reis, que desenha atualmente para a DC Comics. Nela conseguimos ter uma dimensão de como o mercado de quadrinhos cresceu nas últimas décadas, e ao mesmo tempo traçar paralelos e diferenças com o mercado brasileiro, que ainda não sabe exatamente como valorizar esse tipo de trabalho, salvo raras exceções.

Imagem: Medialand

Outro bom exemplo de episódio bem construído é aquele que aborda as relações que os jogos de tabuleiro podem construir e fortalecer, unindo famílias e amigos em torno de aprendizado e diversão, algo dificílimo em tempos em que o celular e a internet dominam grande parte das ações da população.

Infelizmente a série se perde na composição de seu roteiro. Os temas são lançados ao espectador sem organização ou sequência lógica. Não há uma cronologia estabelecida ou uma linha de raciocínio que possa orientar quem assiste os episódios, fora a tentativa frustrada de usar do humor para criar empatia.

Apesar da má organização dos temas propostos, Geek ainda é uma produção que consegue agradar os amantes do tema e simpatizantes, especialmente pelas curiosidades e histórias marcantes compartilhadas.

Bom

Comentários