Sakura Card Captors: Clear Card | 1ª Temporada


Após quase 20 anos do fim de Sakura Card Captors, lá no comecinho dos anos 2000, finalmente foi lançada a continuação da saga de aventuras da jovem Sakura Kinomoto. Produzida pela plataforma de streaming especializada em animes, Crunchyroll, Sakura Card Captors: Clear Card traz uma nova história, com novos personagens e com a protagonista um pouco mais velha.

Dessa vez, depois de reunir todas as Cartas Clow e conseguir transformá-las em suas próprias cartas, Sakura, que agora já está no sétimo ano, se vê diante de um novo desafio. De repente, as Cartas Sakura se “apagam” misteriosamente e uma nova Chave surge através de seus sonhos, junto com uma figura enigmática. Situações estranhas voltam a acontecer na cidade de Tomoeda e a nossa jovem Kinomoto precisa voltar a ser uma Card Captor e recolher uma série de novas cartas que estão surgindo sem qualquer explicação. Guiada pela nova Chave e com a ajuda de Kero, Yue, Tomoyo e Syaoran, que está de volta de Hong Kong, Sakura começa a coletar as cartas mais uma vez.

Com um enredo completamente novo, Clear Card chega para matar a saudade de quem estava sentindo falta de gritar “LIBERTE-SE!” e acompanhar todas as aventuras da, agora adolescente, Kinomoto. A trama, além de trazer de volta todo o espírito do anime de 1998, com o respeito que os fãs tanto precisavam e esperavam, também agrega novos ótimos personagens, como é o caso de Akiho Shinomoto, que é quase um duo da nossa Sakura (não vou explicar as razões para isso, porque a gente não quer dar spoiler, né?). Isso sem deixar de lado, é claro, as figuras antigas do arco original, como a Meiling, que faz uma aparição maravilhosa em alguns episódios.

Imagem: Crunchyroll

Apesar de mais madura, Sakura está da mesma maneira que os fãs se lembravam. Doce, esperta, um pouco atrapalhada e cheia de coragem, é claro. A protagonista mantém consigo o carisma que conquistou uma legião de pessoas, surgindo ainda mais grandiosa, com o tamanho do seu poder sendo um grande mistério para a própria personagem.

E falando em amadurecimento, o relacionamento Sakura e Syaoran ganha novos contornos no anime. Com o sentimento ainda mais forte pela protagonista, Li está empenhado em estar sempre perto nos momentos que a protagonista precisa. Retornando de Hong Kong apenas para ficar ao lado da pessoa que ele mais ama, ele, apesar de se dedicar na proteção e no cuidado com Kinomoto, parece carregar consigo um grande mistério que diz respeito ao conhecimento em relação ao que está acontecendo com as novas cartas e com a figura enigmática que costuma aparecer nos sonhos de Sakura ao longo da trama.

Um pouco diferente no que diz respeito ao visual, mas atualizado é claro, o traço da produção pode causar certa estranheza. Apesar de estar mais aproximado dos outros animes derivados de obras do Estúdio CLAMP, existe algum incômodo no que diz respeito à aparência de personagens como o Fujitaka Kinomoto, o pai da Sakura e também do Yue. Claro que isso não prejudica de forma alguma a narrativa. É um desconforto que desaparece ao longo dos episódios, já que toda a atmosfera da nova temporada é idêntica à primeira versão lançada.

Imagem: Crunchyroll

Apesar de maravilhoso, Sakura Card Captors: Clear Card deixa a desejar em alguns aspectos. Certos personagens e enredos paralelos perderam relevância, como é o caso de Touya e Yukito, que apesar de terem um relacionamento romântico muito mais claro, quase não aparecem - até mesmo Yue é um pouco deixado de lado. Além disso, a relação de Sakura com as cartas, que sempre foi muito próxima e importante, parece mais distante e decepciona um pouco. Não há nada que mexa com nossos corações, pelo menos nada além do relacionamento Sakura e Syaoran. Se na primeira versão eu chorei em diversos episódios, nesse meu coraçãozinho nem palpitou.

O anime não parece ter terminado e uma nova temporada deve estar por vir. Esperamos que os pequenos erros sejam consertados e que a trama siga em sua melhor forma, afinal, foram 20 longos anos de espera. Com a abertura para uma nova season, esperamos ainda mais mistérios e uma Sakura repleta de coragem.

LIBERTE-SE!

Ótimo

Comentários