Sex Education | 1ª Temporada


Criada por Laurie Nunn (Pregnant Pause), Sex Education é uma série de comédia dramática britânica que estrou na Netflix em janeiro deste ano e conta com a direção de Ben Taylor (Cuckoo) e Kate Herron (Five by Five). 

A primeira temporada, composta por oito episódios, conta a história de Otis Milburn (Asa Butterfield), um adolescente com problema de ansiedade que afeta sua vida amorosa e sexual. Filho de uma terapeuta sexual, Jean (Gillian Anderson), o jovem cresceu em um ambiente repleto de discussões e debates a respeito do assunto, tornando-se  uma espécie de especialista sobre o tema. Com ajuda de Maeve Wiley (Emma Mackey), o protagonista passa a "clinicar" de forma clandestina na escola em que estudam, em troca de dinheiro. 

Com um roteiro norteado pelo clichê de um adolescente virgem reprimido, a produção consegue abordar inúmeras pautas relevantes e que ainda são consideradas tabus em nossa sociedade, como a sexualidade feminina, a masturbação, o aborto, ou mesmo a descoberta da sexualidade.

Foto: Sam Taylor / Netflix

A série baseia-se em um clima nostálgico, permeado por referências às décadas de 1980 e 1990, algo perceptível também na fotografia quente e vibrante, mas é nas atuações que encontra seu destaque. Gillian Anderson (Arquivo X) comprova que a indústria do entretenimento pode e deve apostar em mulheres acima de quarenta anos em elencos principais, porém, o personagem de Ncuti Gatwa (Stonemouth), Eric, um adolescente negro, filho de imigrantes, gay e melhor amigo de Otis, é quem rouba a cena e traz às telas uma representação necessária para inúmeros adolescentes no mundo.

O único defeito de Sex Education talvez seja a construção da personagem de Emma Mackey (Badger Lane). Em alguns momentos Maeve acaba caindo no arquétipo machista de "manic pixie dream girl", termo cunhado pelo jornalista Nathan Rabin e que define personagens femininas que se encaixam em todos os padrões de belezas, mas que não são iguais as outras. Possuem gostos excêntricos, personalidade forte e ajudam no desenvolvimento do mocinho esquisito.

Com estimados mais de 40 milhões de visualizações na primeira semana de exibição na gigante vermelha de streaming e lançada em meio a onda de conservadorismo que invadiu o mundo, Sex Education recebeu inúmeras críticas positivas, muito em função de sua didática e linguagem ao abordar o sexo, garantindo uma segunda temporada que deve estrear em 2020.

Foto: Sam Taylor / Netflix


Excelente

Comentários