Game of Thrones 4x05 | First of His Name


[spoilers]
First of His Name foi um prato cheio para aqueles que criticam Game of Thrones com a justificativa de que é uma série lenta e que "nada acontece". Sim, tivemos um episódio arrastado essa semana, mas nem de longe a história deixou de caminhar, ainda que uma ou duas cenas tenham sido completamente dispensáveis e eu tenha me decepcionado bastante com os rumos e decisões de alguns personagens aqui. Mas sobre isso falarei adiante.

Sansa
Pobre Sansa. Não dava pra esperar que sua vida seria fácil nas mãos de Mindinho, mas confesso que não esperava que fosse tão sofrida, novamente. Sua tia Lysa não mudou nada e continua a louca de sempre, dessa vez exacerbada pelo ciúme doentio que sente pelo agora marido Mindinho (que se mostrou responsável por sua viuvez, prova de que o manipulador vem traçando seus planos a anos). E quando a jovem começava a se acostumar com Tyrion, logo foi prometida para seu primo, outro com mestrado em loucura. Vale citar aqui que, apesar dos cenários de GoT serem fantásticos, o Ninho da Águia é um dos poucos que fogem a regra. Não que seja mal feito, longe disso, mas se comparado com o ambiente que é descrito no livro, deixa bastante a desejar.

Arya
A jovem Stark teve duas cenas no episódio. Uma delas, a que recita os nomes daqueles que jurou matar, soou absolutamente dispensável, ao meu ver. A segunda, no entanto, foi bastante nostálgica, por lembrarmos de seu antigo mestre Syrio Forel. A trama de Arya começa a me soar repetitiva, espero que dê uma guinada em breve.


Daenerys
O rumo de Khaleesi apresentou situações que me deixaram em conflito. Odiei o fato dela permanecer na costa para retomar as cidades que ela havia conquistado anteriormente, pois isso atrasará ainda mais a sua chegada a Porto Real (foi bacana vê-la descobrindo o assassinato de Joffrey). Por outro lado, sua decisão, e o diálogo que teve a sós com Jorah, mostram que ela não quer conquistar por conquistar. A Mãe dos Dragões quer se tornar uma rainha, não só por direito, mas também em atitude, e isso faz com que eu a admire ainda mais como personagem.

Brienne
A trama de Brienne foi outra que pouco se desenvolveu, ainda que tenhamos acompanhado sua engraçada relação com Podrick. Aos poucos o escudeiro vai ganhando o respeito da amazona, como na cena em que a ajuda a desatar a armadura. Também descobrimos que a dupla se dirige para a grande muralha, na esperança de que Sansa tenha fugido à procura de Jon. Ledo engano, porém estou curioso para saber que rumo essa jornada tomará.


Cersei
Esse 4x03 foi interessante por acompanharmos diversas ações de Cersei, que se aproxima sorrateiramente de cada um dos juízes que decidirão o destino de Tyrion. Foi assim com Margaery na abertura do episódio (numa ótima cena de olhares), foi assim com seu pai e, por fim, com Oberyn Martell, ainda que eu tenha acreditado na imensa saudade que a Rainha tem pela filha. Eu disse que acreditei? Talvez essa tenha sido uma palavra muito forte quando se trata de um Lannister.

Bran
A segunda jornada que não gostei do desfecho foi a de Bran. Novamente o garoto esteve prestes a encontrar Jon, mas não o fez. Dessa vez o encontro não aconteceu por escolha (o que me deixou transtornado), quando o garoto se deixou levar pelos conselhos de Jojen, que dessa vez saiu prevendo o futuro de todo o elenco. Já disse outras vezes que essa é uma trama que pouco me chama a atenção (apesar de toda a cena com Hodor ter sido excelente), espero que seu desfecho seja algo revelador.

Ainda do outro lado da muralha vimos brevemente Snow, que segue exímio nos combates. A morte do líder asqueroso dos traidores da Patrula da Noite já deve ter entrado para uma das mais emblemáticas da série, afinal, não é todo dia que vemos uma espada atravessar a boca de um cidadão na televisão. Coisas que só GoT faz por você. Até semana que vem!

Você pode curtir o Cinéfilo em Série no Facebook e também nos seguir no Twitter!

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!