Black Mirror 4x04 | Hang the DJ

Direção: Tim Van Patten
Roteiro: Charlie Brooker
Elenco: Georgina Campbell, Joe Cole, Gwyneth Keywort, entre outros


Nessas quatro temporadas de Black Mirror, sempre houve algum episódio que abordasse os relacionamentos amorosos regidos por algum tipo de tecnologia, todos com diferentes perspectivas e desfechos. E para manter essa tradição não declarada, o quarto episódio desta nova temporada, intitulado Hang the DJ, nos traz mais uma temática comportamental e sentimental sobre um recurso tecnológico não tão distante do que já conhecemos, mas com uma nova roupagem que parece perfeitamente aplicável na vida real.

Imagine um aplicativo de relacionamentos onde há combinações automáticas realizadas pelo próprio app, o qual as realiza de acordo com informações pessoais do participante. Esse sistema interage individualmente com cada pessoa, recebendo o nome de "Conselheiro", e funciona como um guia para cada novo encontro. Mas também há uma função que o diferencia de tudo que já conhecemos: ao sair com uma pessoa, o sistema determina qual será a duração daquele relacionamento, podendo variar entre horas, semanas ou anos, até que seja encontrado o "par definitivo" - baseado em cada encontro e relacionamento vivido anteriormente.

Dessa forma, Frank (Joe Cole) e Amy (Georgina Campbell) são combinados pelo aplicativo no que seria a estreia dos dois em um encontro marcado. Há uma química instantânea entre eles e presenciamos um "primeiro date ideal", com brincadeiras, conversa e espontaneidade. Tudo ao redor deles é elaborado pelo aplicativo - desde o restaurante e a casa onde são posteriormente levados, até a comida de cada um. Porém, logo surge a ideia de descobrir qual será o prazo de duração da relação entre eles. Juntos, os dois consultam o sistema e recebem a resposta de "12 horas". Ao fim deste período, eles se separam e logo são indicados para novas pessoas, mostrando o funcionamento deste ciclo elaborado pelo app, que possui 99,8% de chances de encontrar o par perfeito após uma série de experiências e informações coletadas.

Foto: Netflix

Frank e Amy são separados pelo sistema e começam relacionamentos mais duradouros com outras pessoas, porém ambos ficam cada vez mais infelizes ao longo do tempo. A conformidade em aceitar estar ao lado de alguém por quase um ano para cumprir a duração definida pelo aplicativo é apenas uma das várias críticas pontuadas ao longo do episódio. Porém, é claro que os dois se encontrariam de novo na trama e logo perceberiam que não encontraram nenhuma pessoa com quem se deram tão bem como naquele primeiro encontro. E é a partir daí que o restante do episódio se desenrola.

O roteiro de Charlie Brooker é sábio por utilizar de várias situações reais para desenvolver o arco dos personagens, e a direção de Tim Van Patten (The Sopranos) acerta em várias escolhas, como no distanciamento ao exibir a efemeridade e a facilidade em começar e terminar relações, além de mostrar o controle e a dependência que os personagens possuem naquele sistema de aplicativos por meio de atitudes carregadas de ansiedade e desespero. A química entre os atores Georgina Campbell (Broadchurch) e Joe Cole (Peaky Blinders) também foi um acerto para o episódio, pois nós também nos envolvemos e torcemos por eles logo no nosso primeiro contato com o casal.

Com uma proposta mais "pé no chão" e sem elementos muito mirabolantes, Hang the DJ é um romance com breves referências científicas, explora o uso da tecnologia relacionado ao amor, mas não é pedante a ponto de criticar a sua função para encontrar alguém, deixando o foco das críticas na forma como nos comportamos. É um episódio que se distancia da distopia tão presente na maioria dos capítulos da série e arrisca uma abordagem mais intimista e condizente com a era dos relacionamentos líquidos que vivemos, mostrando-se de certa forma otimista e nos encorajando a arriscar mais sentimentalmente. O plot twist final foi uma grata surpresa, que fecha as pontas soltas e nos deixa com um sorriso estampado na cara.

Ótimo

Foto: Jonathan Prime / Netflix

Comentários