CRÍTICA | A Vida em Si


Direção: Dan Fogelman
Roteiro: Dan Fogelman
Elenco: Oscar Isaac, Olivia Wilde, Mandy Patinkin, Annette Bening, Olivia, Cooke, Antonio Banderas, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2018


O amor é um sentimento capaz de superar adversidades, resistir ao tempo e possibilitar a cada um ver o mundo e o outro de uma forma diferente. O casal Will (Oscar Isaac) e Abby (Olivia Wilde) é o centro das atenções de A Vida em Si (Life Itself), longa-metragem dirigido por Dan Fogelman (This Is Us), e que apresenta uma espécie de livro de memórias dividido em fases, com momentos emocionantes e trágicos, além das consequências das escolhas que ambos fizeram para suas trajetórias.

A narrativa traz ao espectador uma sequência de flashbacks que não só apresenta os personagens, mas também expõe seus estilos de vida, suas famílias, desde o momento em que se conheceram, passando pelo matrimônio, até chegar aos dias atuais. Além disso, as emoções são latentes e a trilha-sonora deveras envolvente, com destaque para as canções de Bob Dylan, que fazem o espectador se relacionar emocionalmente com o casal protagonista.

O roteiro, também de Dan Fogelman, utiliza de metalinguística para destacar a relevância dos personagens na trama e a forma mais adequada de se contar uma história. As palavras contidas na tese de Abby, por exemplo, reforçam essas premissas, e quem conduz a narrativa é o próprio personagem, sem ele não há ações, sem ações, não existe roteiro, e sem roteiro, consequentemente, não há história.

Foto: Paris Filmes

Oscar Isaac (Aniquilação) e Olivia Wilde (Rush: No Limite da Emoção) entregam atuações sóbrias, em especial a segunda, já que Abby consegue fazer valer sua tese da importância do amor em todos os estágios da vida do ser humano.

O elenco ainda conta com ótimas participações especiais, entre elas Annette Bening (Estrelas de Cinema Nunca Morrem), Mandy Patinkin (Extraordinário), Olivia Cooke (Jogador Nº 1), Antonio Banderas (A Pele Que Habito) e Samuel L. Jackson (Dupla Explosiva). Todos eles deixam boas impressões e mensagens importantes, especialmente sobre como seguir em frente e buscar incessantemente o amor, um ideal para a vida de cada um deles.

Se você é fã da série This Is Us, ou simplesmente gosta de lindas histórias e quer se emocionar assistindo um bom filme, A Vida em Si se mostra uma ótima pedida. 

Ótimo

Comentários