CRÍTICA | Jumanji: Próxima Fase

Direção: Jake Kasdan
Roteiro: Jake Kasdan, Jeff Pinkner e Scott Rosenberg
Elenco: Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black, Karen Gillan, Nick Jonas, Awkwafina, Danny DeVito, Danny Glover, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2019


Depois do enorme sucesso alcançado com Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2018), a Sony Pictures se viu praticamente obrigada a produzir mais um capítulo dessa história, com o retorno do quinteto de protagonistas. Em um curto espaço de tempo, a sequência recebe o nome de Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level), título que sugere novidades para a franquia.

Depois de concluírem o ensino médio, os adolescentes Stephen (Alex Wolff/Dwayne Jonhson), Martha (Morgan Turner/Karen Gillan), Bethany (Madison Iseman/Jack Black) e Fridge (Ser'Darius Blain/Kevin Hart) estão encarando a transição para a fase adulta e precisam lidar com novos desafios, dessa vez da vida real. Quem mais sofre com as mudanças é o inseguro Stephen. Em um desses momentos de angústia, o rapaz decide fugir da realidade ao resgatar o antigo (e quebrado) console com o jogo Jumanji, partindo sozinho para uma nova aventura. Desta vez, ele acaba sendo a razão pela qual o grupo embarca na jornada.

O interessante de Próxima Fase, é a série de novidades que faz com o que o filme não soe repetitivo. Uma delas é o elenco, que recebeu novos personagens como o avô de Stephen, Sr. Eddie (Danny DeVito) e seu amigo, o Sr. Milo (Danny Glover), dois senhores que acabam entrando no jogo por acidente e aumentam o nível de dificuldade para os jogadores experientes. Além disso, o fato do antigo console estar danificado também traz consequências para o grupo, já que, por conta desse detalhe, nem todos retornam para os avatares do longa anterior.

Foto: Sony Pictures

A "próxima fase" é literal. O cenário se expande não apenas para o deserto, mas também para montanhas na neve. A sensação de estar inserido em um jogo, desvendando o mapa da missão, é novamente eficaz. Já a sequência da ponte, com os macacos mandris é, provavelmente, a melhor dos dois filmes dirigidos por Jake Kasdan (Sex Tape: Perdido na Nuvem). Nesse ponto, os efeitos especiais continuam ótimos, garantindo que o foco principal na ação seja eficiente.

Vale citar o acréscimo da inédita personagem especialista em furtos, interpretada por Awkwafina (Podres de Ricos). A atris encaixou perfeitamente ao tom de humor proposto pela obra, se mostrando uma ótima inclusão no elenco.

Evidentemente que há um grande risco ao se propor tantas mudanças. A inclusão dos personagens de Danny DeVito (Dumbo) e Danny Glover (Máquina Mortífera) atrasa o desenvolvimento da trama, exigindo tempo de desenvolvimento de roteiro, ainda que o arco dramático acrescente bons momentos. Já a troca de avatares, à primeira vista, soa bastante estranha, mas digna de certa admiração pela coragem em subverter as expectativas. E ver os atores se adaptando as mudanças é bastante interessante.

Ainda que o novo vilão, Jurgen (Rory McCann), soe bastante esquecível, Jumanji: Próxima Fase consegue renovar sua "moral da história" ao lidar com conflitos maduros para seus personagens, conseguindo emocionar em seu desfecho. É bem provável que vejamos o grupo em novas aventuras no futuro, portanto, o jeito é torcer para que prováveis sequências consigam novamente equilibrar os elementos que fizeram a franquia tão agradável.

Foto: Sony Pictures


Bom


Coletiva de Imprensa com Karen Gillan

Após a cabine de imprensa do filme, o Cinéfilo em Série foi convidado para uma coletiva de imprensa com Karen Gillan (Vingadores: Ultimato), uma das protagonistas de Jumanji: Próxima Fase. A atriz, que esbanjou simpatia durante a rodada de perguntas, se mostrou empolgada com a sequência, contando o quanto é divertido estar entre atores tão queridos durante a produção, enxergando-os quase que como "irmãos". E quando perguntada sobre quem é o a mais engraçado do grupo, ela destacou Jack Black (Escola de Rock), sempre cantarolante e criativo.

Gillan também falou sobre sua preparação para a obra, que exigiu bastante treino de corrida (que ela odeia, a propósito), do quanto achou positiva a inclusão de mais uma personagem feminina para lhe fazer companhia e o quanto gostou da nova habilidade de Ruby Roundhouse em lutar utilizando os nunchakus, o que fez ela treinar por um mês com a arma marcial.

A atriz também fez questão de destacar o trabalho do diretor Jake Kasdan e sua facilidade em alternar os momentos de ação, diversão e drama com os atores durante a história.

Uma tarde prazerosa ao lado dos colegas de imprensa e de uma interprete talentosa e carismática como Karen Gillan.

Comentários