CRÍTICA | Cães de Aluguel

Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Steve Buscemi, Chris Penn, Quentin Tarantino, entre outros
Origem: EUA
Ano: 1992


Faz parte da mitologia de Quentin Tarantino (Django Livre) o fato do diretor ter trabalhado por anos em uma videolocadora. Tal experiência, aliada a sua cinefilia descomunal foram basicamente a sua formação como cineasta, diferente da maioria dos nomes do ramo, que costumam se formar na faculdade de cinema ou mesmo herdam a função no meio familiar. Em 1992, com todas as limitações que um baixo orçamento traz para uma produção, ele lança seu primeiro filme: Cães de Aluguel (Reservoir Dogs).

O longa-metragem - escrito, dirigido e estrelado por Tarantino - conta a história de um grupo de seis bandidos - Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Pink (Steve Buscemi), Mr. Blue (Edward Bunker) e Mr. Brown (Tarantino) - que planeja e executa um roubo, mas não sabe que entre seus integrantes há um policial infiltrado.

Com poucos cenários e locações, o diretor trabalha seu roteiro de forma a trazer dinamismo a cada cena, algo que passou a ser sua marca registrada dali em diante. Ali se encontram os principais pilares de seu estilo cinematográfico: referências à cultura pop, a violência estilizada, diálogos inspirados e uma ótima direção de atores. Tudo percebido já na cena de abertura, quando em uma conversa sobre a canção "Like a Virgin", a obra nos apresenta a todos os personagens que acompanharemos pelas próximas uma hora e quarenta e poucos minutos.

Foto: Divulgação

A escolha por traçar uma narrativa não linear é outro diferencial. Pulando cenas e eventos, o longa acaba sendo um filme de assalto que não se preocupa necessariamente em mostrar o ato em si, mas suas consequências. A tensão entre os personagens cresce naturalmente e os acontecimentos tem um realismo cômico muito irreverente. 

Aliás, é preciso destacar o trabalho do elenco, que personifica a singularidade dos diálogos em tela. Destaque para a icônica cena de Michael Madsen (Era Uma Vez em... Hollywood) ao som de "Stuck in the Middle With You", além de Tim Roth (Os Oito Odiados) e Steve Buscemi (Boardwalk Empire), que protagonizam alguns dos melhores momentos da produção.

Se tudo isso não bastasse, Tarantino exala confiança com uma direção segura, usando de transições de câmeras elegantes e de uma ótima trilha sonora para estabelecer sua narrativa. Mesmo quando estamos diante de cenas de violência visceral, o diretor consegue suaviza-las empregando certa comicidade que traz identidade ao filme.

Não é difícil afirmar que em seu primeiro filme Quentin Tarantino já era um roteirista e diretor completo. De lá pra cá ele apenas aprimorou sua técnica. Cães de Aluguel é ousado, divertido, inovador. Um jovem clássico do cinema, que envelhece cada vez melhor dentro da filmografia de um dos grandes cineastas que o mundo já conheceu.

Foto: Divulgação


Excelente

Comentários