CRÍTICA | Faça a Coisa Certa

Direção: Spike Lee
Roteiro: Spike Lee
Elenco: Spike Lee, Danny Aiello, Giancarlo Esposito, Bill Nunn, John Turturro, Ossie Davis, Richard Edson, Ruby Dee, entre outros
Origem: EUA
Ano: 1989


Faça a Coisa Certa (Do The Right Thing), lançado em 1989, é considerado por muitos o grande clássico do diretor Spike Lee (Ela Quer Tudo), recebendo 2 indicações ao Oscar daquele ano: melhor roteiro original, escrito pelo próprio Spike; e melhor ator coadjuvante, pela interpretação de Danny Aiello (O Profissional). 

A obra trata da rotina de uma rua no Brooklyn, em Nova York, onde a população é majoritariamente negra, utilizando de arquétipos de personagens que se mostram deveras interessantes: um bêbado filósofo, um ítalo-americano dono de uma tradicional pizzaria local, um entregador de pizzas que adora "dar perdido" na chefia durante as entregas, um fã de Public Enemy que não tira o rádio das mãos, entre outros. 

O roteiro aos poucos nos apresenta a cada um deles, sempre de forma muito verossímil, sem maniqueísmos, deixando clara a miscigenação cultural que ali existe. Ainda que a maioria deles sejam negros, temos também uma família asiática, um grupo de latinos e uma família ítalo-americana, cuja pizzaria acaba sendo palco para o principal conflito da trama. Isso porque, em determinado momento, um dos clientes, negro, percebe que no mural de fotos da pizzaria só tem personalidades brancas, passando a contestar tal decisão.

Daí em diante, pequenos conflitos raciais começam a ganhar peso pelo bairro, em especial envolvendo a pizzaria, seu dono e seus filhos, fazendo com que a pressão aumente gradativamente.

Foto: 40 Acres & A Mule Filmworks

Além do texto, impressiona a segurança de Spike na direção, já que trata-se de seu segundo longa-metragem da carreira. O cineasta abusa da criatividade utilizando ângulos de câmera diferenciados e valorizando a colorida fotografia, que ganha vida não apenas com a bela iluminação de cena, mas também nos figurinos do fim da década de 1990 e no vibrante design de produção. Soma-se a isso a trilha sonora em hip hop e temos uma identidade belamente criada por seu realizador.

Também vale citar o elenco, que trás nomes reconhecidos hoje em dia em início de carreira, como Samuel L. Jackson (Os Oito Odiados), Martin Lawrence (Bad Boys Para Sempre), Rosie Perez (Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa), John Turturro (Gloria Bell) e um quase irreconhecível Giancarlo Esposito (Breaking Bad), o cliente que inicia o conflito na pizzaria. Evidentemente o maior destaque é para Spike Lee e Danny Aiello, como protagonista e coadjuvante, respectivamente.

Assustadoramente atual em sua temática, Faça a Coisa Certa é um filme necessário e muito bem-vindo a todos que querem aprender um pouco mais sobre a luta contra o racismo estrutural, cujo ensaio detalhado nos permite diversas visões sobre o tema. Talvez o público não encontre respostas nas duas horas de projeção, mas certamente encontrará elementos pelos quais vale a pena refletir.

Foto: 40 Acres & A Mule Filmworks


Excelente

Comentários