CRÍTICA | Amnésia

Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2000


Amnésia (Memento) foi o filme que abriu as portas para Christopher Nolan (Interestelar) em Hollywood. O roteiro, também escrito pelo cineasta (algo que se tornaria marca registrada em sua filmografia), é baseado em um conto escrito por seu irmão Jonathan Nolan (Westworld).

O longa-metragem narra a jornada de Leonard Shelby (Guy Pearce), um ex-investigador que agora sofre com uma séria doença de perda de memória recente. Mesmo com sua condição delicada, o personagem enfrenta o caos que são suas lembranças, empenhado em solucionar o caso do assassinato de sua mulher.

O grande diferencial da obra está na forma como Nolan conduz a narrativa. O espectador está sempre com o protagonista, ciente apenas das informações que o mesmo tem conhecimento. Cada cena inicia do momento em que as lembranças de Leonard aparecem, fazendo com que o filme estabeleça duas linhas temporais: o presente e o passado (que é fotografado em preto e branco). E nesse ponto é preciso destacar o trabalho de montagem exemplar, que mesmo sem uma linearidade evidente consegue imprimir velocidade, tensão e urgência sem deixar o público perdido.

Foto: Paris Filmes

É curioso como aqui já é possível enxergar algumas assinaturas do diretor, como o uso de voice-over e a maneira como lida com o "espetacular" de forma verossímil, o mais próximo da realidade possível, tornando cada reviravolta crível e impactante. Quando aliamos isso a maneira como o cineasta une as duas linhas temporais existentes na obra, temos então um clímax perfeito, daqueles momentos cinematográficos que marcam pra sempre aqueles que o assistem.

Vale mencionar ainda o elenco, que está muito bem. Guy Pearce (Homem de Ferro 3) vive um de seus personagens mais marcantes, sempre confuso e ameaçador. E recém saídos do sucesso estrondoso de Matrix (1999) temos Carrie-Anne Moss (Jessica Jones), simpática e misteriosa como Natalie; e Joe Pantoliano (Bad Boys Para Sempre) como Teddy, personagem que traz certa levaza em alguns momentos da trama. E não me prolongarei nos detalhes e subtramas de cada um deles para não dar nenhum spoiler.

Amnésia é um filme extremamente bem conduzido e intrigante, que levanta discussões interessantes sobre nossas memórias e até que ponto elas condizem com a realidade dos fatos. Possivelmente o melhor trabalho de um diretor consagrado pela crítica e pelo público, e que merecia mais reconhecimento.

Foto: Paris Filmes


Excelente

Comentários