MONSTROS! de Gustavo Duarte

Ainda que o assunto habitual do CINÉFILO SANTISTA seja Cinema, procuro trazer ao blog alguns temas da cultura pop em geral. Temas que têm relevância dentro das coisas que curto, acho interessante, e que não deixam de ser  vertentes do próprio Cinema, em si. Hoje, no caso, trago uma dica de leitura, que descobri no programa semanal do site Omelete: Monstros! de Gustavo Duarte.

Trata-se de uma uma Graphic Novel nacional, onde a ficção acontece sem um único balão de texto. Exato, você não leu errado, uma história contada apenas através de imagens. Característica marcante desse autor, que já publicou outras obras de sucesso com o mesmo formato: Birds, Taxi e Có!. Histórias publicadas de forma independente e que renderam premiações importantes no cenário literário. Deixo aqui uma breve sinopse, contida na contracapa do livro:

"As portas do Bar do Pinô estão abertas, à espera dos clientes. O proprietário, ansioso para ver os amigos, aguarda na soleira. Mas algo está errado. Os clientes não aparecem. Ao que tudo indica, monstros invadiram a cidade de Santos. O povo, desesperado, corre nas ruas. Mas Pinô tem um negócio - e uma reputação - a manter."

De cara, o que mais chamou minha atenção para a publicação da editora Quadrinhos na Cia. foi o local onde a história se passa: Santos/SP. Não só por ser a cidade onde moro e nasci, mas por ser uma cidade brasileira. Afinal, quantas foram as vezes que tivemos a oportunidade de ler uma obra de ficção que se passa em nosso país? Mais ainda, uma história onde monstros gigantes invadem um município (referência/homenagem clara e direta ao clássico nipônico Godzilla)? Certamente não é todo dia que temos acesso a esse tipo de material.

A obra encontra, nos traços limpos de Gustavo Duarte, um detalhamento incrível. Cada quadro  fala por si, não deixando o leitor com saudades dos balões de texto em nenhum momento. A história é leve e divertida, além de criativa por si só. O autor visita diversos locais marcantes, que qualquer turista que já veio a Santos reconhecerá, e alia a isso seu arsenal de referências a cultura pop,  e também a suas obras anteriores.

A apresentação também é excelente. O livro possui uma capa cartonada (vide imagem acima) bem resistente e as folhas, numa espécie de papel cartão liso, também de ótima qualidade. Já o preço é bastante acessível, e válido, pela qualidade do produto (e aqui deixo meu agradecimento a minha amada namorada, Fernanda, que me presenteou com a Graphic Novel).

Pra quem gosta de quadrinhos, curte uma história criativa, bacana, de rápida leitura, Monstros! é mais que recomendado. Especialmente por trazer o talento de um artista nacional para o mercado. Desde já estou curioso para conferir as obras anteriores de Gustavo Duarte. E pra quem tem interesse em saber um pouco mais sobre o livro e seu autor, visitem o site do mesmo: www.gustavoduarte.com.br.

Até a próxima!



Obs: As imagens desse post (e de todos os demais posts do CINÉFILO SANTISTA) são clicáveis. Cliquem e confiram o traço da obra com maior riqueza de detalhes.

Comentários

  1. Ahh que bom que gostou :D
    Fiquei impressionada com a qualidade e a graça *_* do desenho da Graphic Novel!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana né?
      Tb curti muito =) Você precisa ler amor ;)

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!