5 Motivos Para Você Assistir | Friday Night Lights


Vivemos a época das séries de TV. Não que antes não houvessem programas do tipo na televisão norte-americana, mas nunca tamanha quantidade e, principalmente, qualidade como hoje em dia. São tantas opções que muitas vezes seriados excelentes acabam não atingindo uma grande parte de espectadores, atendendo a uma menor parcela de fãs que as cultuam com muita paixão. Friday Night Lights é um exemplo perfeito. Amada pelos que a assistiram, odiada por poucos (não conheço nenhum), desconhecida por muitos. Eu faço parte do percentual dos que amaram a série (que chegou a ser quase cancelada no fim da 2ª temporada e comprada por um canal fechado, tamanho seu sucesso junto a crítica, chegando até a 5ª e conclusiva temporada), e por isso resolvi fazer esse post com 5 Bons Motivos Para Você Assistir, algo que já havia feito anteriormente com Mad Men.

Antes uma pequena sinopse. Friday Night Lights em uma tradução literal significa "luzes de sexta-feira à noite", que é o dia da semana em que as partidas de futebol americano das high schools acontecem. A série é ambientada em Dillon, uma cidade fictícia do Texas, e acompanhamos a história do técnico de futebol do time escolar local, Eric Taylor (Kyle Chandler), bem como dos estudantes/jogadores do Dillon Panthers. Sem me estender mais, vamos aos 5 motivos. Depois disso dê uma chance a FNL, arrisco dizer que você não vai se arrepender.


Matt Saracen, o reserva
 ROTEIRO 

Como todo bom drama, FNL conta com um ótimo roteiro, um dos grandes trunfos da série. Mais do que isso, a linguagem escolhida para se contar a história, apostando em uma fotografia crua, filmada quase sempre com câmera na mão, traz uma sensação de realidade ao espectador que se diferencia de tudo que eu já havia assistido em televisão anteriormente (talvez as filmagens de Anos Incríveis tenham trazido sensações semelhantes). O clima quase documental, além das situações que se aproximam do cotidiano de cada um de nós (mesmo que longe da cultura norte-americana, mas certamente norte-americanizados), trazem uma aproximação quase que involuntária de quem está assistindo. Aliado a isso, a série aborda temas interessantes e importantes de se discutir, como fanatismo, paixões, a pressão pelas escolhas na adolescência, racismo, drogas, alcoolismo, entre tantos outros. Um prato cheio para os fãs do gênero. O tema central da série pode ser o futebol americano, mas ele é apenas um "pano de fundo" pra algo muito maior.

 TRILHA SONORA 

Outro fator que se destaca em FNL é a trilha sonora. Embalada quase sempre pelos temas instrumentais da banda Explosions In The Sky, que parecem cair como uma luva para a ambientação proposta. A série encontra sua identidade sonora, criando uma empatia direta com quem a assiste. Após alguns episódios assistidos, fica difícil não se empolgar ao escutar o tema de abertura da série, por exemplo, a cada novo capítulo. Canções também estão presentes em seu decorrer, muitas pouco conhecidas, mas que também não deixam a desejar. Abaixo destaco 3 bons exemplos do que FNL traz de melhor em sua trilha sonora.

W.G. Snuffy Walden, "Friday Night Lights Theme"


Tony Lucca, "Devil Town"


Explosions In The Sky, "Your Hand In Mine"


 ELENCO 

O mesmo que citei sobre o roteiro pode ser dito do elenco, quando falamos de toda grande série que se preze. Em FNL a trama é centrada nos jogadores e suas famílias, o técnico do time e seus familiares, e em todos aqueles que o Dillon Panthers influencia de alguma forma. Tratando-se de uma cidade pequena do Texas que basicamente vive em função do time, em que todos conhecem a todos, temos um elenco numeroso e muito talentoso, mesmo em seus coadjuvantes. Não há interpretações exageradas ou que beiram o "overacting", pelo contrário, aqui o senso de realidade se faz presente. Alguns jogadores são destacados na história, mas não quero entrar em detalhes a respeito para não dar nenhum spoiler. Prefiro então destacar o Coach Eric Taylor (Chandler) e sua esposa Tami Taylor (Connie Britton, da série Nashville). Ambos são o cerne da série, e entregam interpretações espetaculares, tamanha a naturalidade e química com que atuam. Não à toa o primeiro recebeu 3 indicações ao Emmy de melhor ator em série dramática por seu trabalho, vencendo a terceira. Britton foi indicada ao prêmio por 2 vezes.

Brian "Smash" Williams • Tami Taylor • Eric Taylor • Julie Taylor • Matt Saracen

 FUTEBOL AMERICANO 

Quando comecei a assistir FNL, eu pouco entendia de futebol americano (para não dizer que não entendia absolutamente nada), e também pouco me interessava. Mesmo tendo afirmado lá em cima que o esporte aqui é um pano de fundo (e não é mentira), é quase impossível não se empolgar quando surge uma nova partida durante a série. Conhecendo cada um daqueles personagens e sabendo de suas trajetórias e dramas vividos, você invariavelmente se vê torcendo por cada um deles, por cada bola lançada, ou touchdown conquistado, como um verdadeiro fã. O que dizer então do lema emblemático do Coach Taylor, que se tornou quase um mantra da série: "Clear Eyes, Full Hearts, Can't Lose!". De lá pra cá passei a simpatizar pelo jogo, chegando a assistir algumas partidas da liga americana ocasionalmente.

 TEXAS FOREVER! 

Sabe aquela identidade que uma série cria com o local em que a história se passa? Friends com Nova York, Dexter com Miami, Breaking Bad com Albuquerque? Friday Night Lights é com o Texas. A cidade Dillon é fictícia, mas toda a cultura desse tradicional Estado norte-americano está lá. Seus costumes, tradições, sotaques, clima, enfim, uma ambientação perfeita. "Texas Forever!" é outro lema citado no seriado, logo em seu episódio piloto, e carregado pelos fãs ao longo de seus 75 subsequentes. E se alguém está se perguntando se FNL teve um fim digno ou foi interrompida por um cancelamento, não se preocupem, a série teve conclusão programada e um belíssimo encerramento. Um dos melhores que acompanhei em minha vida de seriador. Apenas confiram.



Curtiu o texto? Compartilhe com os amigos, ajude o blog a continuar ativo por bastante tempo! Curta a página do CINÉFILO EM SÉRIE no Facebook e fique por dentro das atualizações diárias  :)

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!