CRÍTICA | Frozen: Uma Aventura Congelante

Direção: Chris Buck e Jennifer Lee
Roteiro: Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad, Alan Tudykm Jonathan Groff, entre outros
Origem: EUA
Ano: 2013

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, houve a época em que a Disney dominava o imaginário de crianças e adultos com suas animações, os merecidamente nomeados Clássicos Disney. Obras como Branca de Neve e os Sete Anões (1937), As Aventuras de Peter Pan (1953), 101 Dálmatas (1961), A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991), Aladdin (1992), O Rei Leão (1994), entre tantas, tantas outras, estão vívidas na memória de gerações. E assim permanecerão por muito tempo, certamente.

Houve um momento, porém, que o estúdio entrou numa chamada "crise criativa", abrindo espaço para que sua parceira, a Pixar, dominasse o mercado das animações, com filmes também inesquecíveis. E assim foi com Toy Story (1995), Monstros S.A. (2001), Procurando Nemo (2003), Ratatouille (2007), entre outros. Hoje a Pixar já não consegue encantar como antigamente, entregando obras extremamente bem produzidas, mas sem brilho em conteúdo. Talvez a tal "crise criativa" tenha chego, abrindo novamente espaço para a empresa do saudoso Walt. 

Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen), a nova animação da Disney, reascendeu minha paixão pelo estúdio. A obra, baseada em um conto de Hans Christian Andersen (o mesmo autor que escreveu o conto originário de A Pequena Sereia) conta a história da princesa Elsa (Idina Menzel) que nasceu com o mágico dom de criar e manusear o frio, mas que, por conta de um acidente com sua irmã, e também princesa, Anna (Kristen Bell), ainda na infância, tomou seu dom como uma espécie de maldição, renegando-se a uma vida de solidão escondida no quarto do castelo real. Até o dia em que chega o momento de tornar-se rainha.

Walt Disney Pictures

Estruturado através da tradicional uso de canções e números musicais ao longo da projeção, o roteiro de Frozen surpreende por trazer não uma, mas duas princesas em sua trama (algo inovador para o estúdio). Munidas de personalidades díspares, muito em conta do trauma sofrido no passado, Elsa e Anna são sobretudo personagens carismáticas que ganham o espectador, seja por sua dor ou por sua contagiante alegria. Sentimentos que são ressaltados graças ao excelente trabalho de animação, que muito lembra o recente Enrolados (2010), também da Disney.

Trabalho esse que também valoriza a direção de arte, que aqui é belíssima, especialmente no que diz respeito ao uso de cores e seus significados. Um bom exemplo é o roxo e o preto utilizado no figurino de Elsa, muito associado ao seu constante luto vivido, e que depois é deixado de lado quando a mesma encontra sua auto aceitação, dando lugar ao azul, numa clara associação ao gelo.

A obra também é hábil em utilizar de simbolismos singelos para tratar de assuntos importantes para qualquer jovem (e, por que não, adultos?), como a já citada auto aceitação e repreensão. Quantas vezes não vemos pessoas que tem um dom único para algo em específico, mas que por conta de ferrenhas críticas de pais ou "amigos", acabam não aprimorando ou seguindo o caminho que tanto gostariam, tornando-se, invariavelmente, pessoas reprimidas ou infelizes. A trajetória de Elsa retrata isso muito bem.

Contando ainda com ótimas surpresas em seu desfecho e uma canção a se admirar - a belíssima "Let it Go" - que protagoniza o melhor momento do filme e foi merecidamente indicada ao Oscar, Frozen: Uma Aventura Congelante é uma animação revigorante. Não é perfeita, é verdade, mas suas falhas são facilmente esquecíveis, perante a magia dos clássicos Disney que, aqui, esteve presente de forma encantadora.

Walt Disney Pictures


Ótimo

Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!