Cenas Inesquecíveis | A Lista de Schindler


De volta com a série Cenas Inesquecíveis para falar de um filme especial e de grande significado para mim. Trata-se de uma obra que mostra o pior lado do ser humano, mas também o que de melhor temos dentro de cada um de nós. Falo de A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993), obra-prima incontestável dirigida pelo mestre Steven Spielberg (Lincoln).

O longa conta a trajetória real de Oskar Schindler (Liam Neeson), um alemão que enxergou na mão-de-obra judia uma solução viável e barata para abrir uma fábrica durante a 2ª Guerra Mundial. O que a princípio era puro interesse pessoal, acabou transformando-se em uma das maiores histórias de amor para com um semelhante já conhecida. Utilizando-se das facilidades que tinha como industriário e de sua boa relação com o partido nazista, Schindler gastou toda sua fortuna para "contratar" mais de mil judeus, salvando-os do extermínio promovido pelos alemães.

Escolhi para esse post a famosa cena da garotinha de vermelho. Oskar esta cavalgando, em um momento de lazer, quando se depara com uma invasão do exército nazista a um dos guetos judeus, presenciando parte das crueldades que eram cometidas ali. Em meio ao caos, ele enxerga uma garotinha, de vermelho, destacada da fotografia em preto e branco. A cena marca um ponto de virada na trama, simbolicamente mostrando o momento em que Schindler se deparou com a realidade que, de certa maneira, compactuava.

Se você ainda não assistiu A Lista de Schindler, saiba que é uma obra como poucas, difícil de se assistir, justamente por retratar um momento negro da história da humanidade, mas, ao mesmo tempo, assistir ao filme é importantíssimo, pois nos faz lembrar que coisas assim não podem acontecer novamente. É nosso papel impedir que aconteça novamente. Nunca mais.


Comentários

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!