Game of Thrones 4x08 | The Mountain and the Viper

[spoilers]
Devo confessar que fiquei um pouco decepcionado com esse novo episódio de Game of Thrones. Após 1 semana de hiato, a série retornou com o aguardado The Mountain and the Viper, mas foi sabotada por algumas escolhas de direção equivocadas e que desperdiçaram bons momentos dramáticos, enquanto valorizavam outros menos importantes. Claro que ter conhecimento do destino de Oberyn antes de assistir o episódio me roubou 50% da experiência. Afinal a internet é obscura e cheia de spoilers.

Tyrion
Me incomodou bastante a trama de Porto Real ter vindo a tona apenas nos minutos finais do 4x08, pois a expectativa criada por aquele núcleo era muito forte. Excesso de expectativa é sempre ruim. A cena do Meio-Homem com Jaime foi um bom momento, mas acabou soando como mais do mesmo, pois os dois já tiveram diálogos antes naquela cela, lembrando de bons momentos que passaram em alguma oportunidade. Confesso estar sem entender até agora a analogia dos besouros. Pois aquilo só pode ser uma analogia, certo? Achei meio sem sentido.

Quanto a luta de Oberyn contra o Montanha, cujo nome deu titulo a esse capítulo, outra leve decepção. Não pelo combate em si, esse foi muito bem coreografado, mas pela direção de Alex Graves. Ainda que chocante, a cena final foi anti climática, também em função da edição adotada. É provável que eu seja um dos únicos que não gostou, mas tudo bem. Voltando a falar do Víbora, é uma pena que sua sede por vingança o deixou cego (literalmente). Sua morte não só deixa Tyrion em uma situação complicadíssima, como também deixa os fãs na mão, pois o personagem era amado por muitos.


Sansa
Que bom ver Sansa pondo as asinhas de fora. Vê-la mentir para o conselho foi algo que eu não esperava, assim como não faço ideia de como sua historia caminhará ao lado de Mindinho. O momento em que a mesma desce a escadaria, toda de preto, mostra que ela tomou Petyr como um aliado, o que pode ser perigosíssimo. E se a fotografia foi belíssima durante a cena em que a jovem Stark costurava em seu quarto, em outro momento, quando está toda de preto, a iluminação não deixou claro se seus cabelos também estão escuros ou não.

Arya
Arya foi outra Stark que esteve prestes a se encontrar com uma irmã, mas parece que ficaremos no quase. Sua cena foi um raro momento de alívio cômico da série, gargalhando incontrolávelmente ao saber da morte da tia. Me pergunto qual será a atitude do Cão de Caça dali em diante. Pra onde irão? Um encontro com Brienne estrada a fora seria interessante.

Theon
A trama de Fedor mostrou-se deslocada do restante do episódio, mas não menos importante. Foi bem maluco seu conflito pessoal de personalidade, mas no fim tudo deu certo. Foço Calim foi tomado, o Norte pertence a Bolton que, por sua vez, reconheceu Ramsay como seu filho legítimo em sua chegada a Winterfell. Já torço intensamente para que a queda dos Bolton venha logo.



Daenerys

O núcleo de Daenerys proporcionou os melhores momentos do episódio, na minha opinião. Exceto, claro, pelo romancezinho bobo entre a tradutora e o Verme Cinzento. Ouvi dizer que essa subtrama não existe no livro, então me pergunto qual importancia ela irá tomar na série daqui em diante para merecer tanto destaque.

Chocante foi ver Jorah ser exilado por Khaleesi, após a chegada de um conveniente pergaminho de Tywin, que não dá ponto sem nó. Todo esse momento foi bastante dolorido, pois sabemos que Mormont fala a verdade quando diz que ama a Mãe dos Dragões e deixou de traí-la ha muito tempo. Coitado, nem mesmo a friendzone lhe restou. E o guerreiro termina cavalgando ao por do sol de Meeren.

Até semana que vem!

Você pode curtir o Cinéfilo em Série no Facebook e também nos seguir no Twitter!

Comentários

  1. Creio que a analogia dos besouros refere-se aos deuses e a importância que as pessoas (besouros) têm para eles. Esmague os Besouros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi também que seria alguma analogia com o Montanha, mas não sei dizer também.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou, não gostou, quer conversar sobre? Comenta aí!