5 Filmes Sobre Futebol Americano


Ontem foi a final do Super Bowl XLIX, partida que sagrou os New England Patriots como campeões. Aproveitando essa vibe esportiva do momento, resolvi listar 5 filmes sobre futebol americano que todo cinéfilo deveria assistir, seja pela qualidade da obra ou simplesmente pela empolgação que ela proporciona, algo comum em filmes esportivos que ressaltam superação e o espírito de equipe.

Com certeza muitos filmes ficaram de fora, lembra de algum que merecia estar nessa lista? Deixe nos comentários! Vamos lá?



O primeiro filme da lista é também o mais diferente deles. A Grande Escolha foca nos bastidores do futebol americano, mais precisamente no Draft Day, dia em que os grandes times traçam suas estratégias para convocar os jovens talentos das universidades para ingressarem na liga profissional. Trata-se de um processo bem característico da NFL e é interessantíssimo ver como isso tudo funciona. A competição inicia muito antes da temporada começar.



Somos Marshall talvez seja o filme mais emocional dessa lista, por nos contar a história real de uma cidade que respirava futebol americano, e teve que se reerguer após um tremendo baque. Em 1970, o time de futebol universitário de Marshall retornava de uma partida fora de casa quando seu avião caiu, matando 75 pessoas entre jogadores e membros da comissão técnica. É então que o jovem  e determinado treinador Jack Lengyel (Matthew McConaughey) é contratado para tentar devolver a esperança da cidade, reformulando, do zero, o programa de futebol local. Muito bom!



Temos Al Pacino na lista, num dos discursos motivacionais mais famosos da história do Cinema. Se procurar no YouTube não é difícil encontrar essa cena, mas Um Domingo Qualquer vai além disso, tratando o futebol americano de diversos prismas, tentando dar o ponto de vista de cada peça que faz essa tremenda engrenagem funcionar. Vemos um pouco do trabalho dos jogadores, do técnico, do médico do time, dos empresários, da imprensa esportiva, realmente de tudo um pouco. Uma das obras que melhor conseguiu abordar todo esse universo. Dirigido por Oliver Stone (Platoon).



Essa é uma história inspirada em fatos reais, quando os jogadores da Confederação Nacional de Futebol Americano entraram em greve, em 1987. Em Virando o Jogo, acompanhamos a história de um treinador - vivido pelo grande Gene Hackman - que precisa montar o time dos Washington Sentinels com um bando de jogadores semi-amadores, que, longe da greve, tem uma oportunidade de ouro de estar sob os holofotes de uma das maiores competições do mundo. Keanu Reeves vive um QB cheio de traumas a surperar, nesse que é um filme divertidíssimo e gostoso de se assistir.



Finalizo essa lista com um filme que marcou minha infância, protagonizado pelo saudoso Rick Moranis (Querida Encolhi as Crianças). Na trama de O Pequeno Grande Time, Moranis tem uma filha que adora jogar futebol americano, mas que por ser menina, sempre foi excluída do meio. Ele então forma um time local amador para que sua filha possa realizar seu sonho de alguma maneira. É o típico filme infantil da década de 90. Extremamente carismático e gostoso de se assistir. Ou ao menos ele permanece assim em minha memória. Preciso revisitá-lo.

Comentários